MMA
None

UFC 194

Ronaldo Jacaré cobra punição a Yoel Romero em caso de doping e pede luta por cinturão do UFC

Derrotado em luta polêmica, brasileiro se considera legítimo merecedor do title shot

postado em 14/01/2016 17:22 / atualizado em 14/01/2016 17:32

Getty Images

Ronaldo Jacaré Souza se posicionou sobre o possível caso de doping envolvendo Yoel Romero. Derrotado pelo cubano de forma polêmica, em duelo direto pelo title shot da divisão dos médios, o brasileiro emitiu nota oficial cobrando punição e anulação do resultado do combate. O capixaba, que sofreu o primeiro revés em seis lutas no UFC, ressaltou que é legítimo merecedor da disputa pelo cinturão, contra o atual campeão, Luke Rockhold.

“Quero que a justiça seja feita. Não posso ficar com uma derrota no cartel para um lutador que violou a política antidoping da USADA. Ao final de todo o processo de julgamento, caso Romero seja declarado culpado, espero que a decisão de No Contest (luta sem vencedor) seja aplicada por parte da Comissão Atlética de Nevada, órgão responsável pela luta do UFC 194. E, como a luta dava ao seu vencedor uma chance ao título da categoria, espero que minha próxima luta seja contra Luke Rockhold, atual dono do cinturão”, declarou.

A vitória polêmica de Romero contra Ronaldo Jacaré ocorreu no UFC 194, no mês passado. No combate, o ‘Soldado de Deus’ abusou de movimentos ilegais, como tocar o dedo no olho do adversário e segurar na grade para evitar quedas, mas escapou de punição dos juízes, levando a vitória por diferente mínima de pontos, após três rounds equilibrados. Na ocasião, o brasileiro acusou veementemente o cubano de deslealdade e trapaça.

Nesta semana, a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) notificou o UFC que Yoel Romero violou normas da política antidoping em período fora de competição. No entanto, detalhes não foram revelados pelas organizações.



Leia a nota de Ronaldo Jacaré na íntegra

Em setembro de 2015, três meses antes de subir no octógono do UFC 194, completei 12 anos de carreira no MMA profissional. Ao longo de todos esses anos, dediquei horas e horas do meu dia em treinos intensos visando uma única coisa: me tornar campeão do UFC. Quando estive próximo de conquistar o posto de desafiante número 1 da categoria, fui derrotado em uma contagem de pontos questionável por parte dos juízes laterais. Aceitei o revés, mesmo sendo de maneira dolorida, voltei para a academia e recomecei a caminhada que segue com o mesmo objetivo de sempre.


Pouco mais de um mês depois do embate contra Yoel Romero, na noite dessa terça-feira, fui surpreendido pela informação de que meu adversário falhou em testes realizados pela Usada antes de nos enfrentarmos. Fiquei triste, pois dói saber que todo o empenho e esforço de meses de treinamento foram por água abaixo ‘superados’ por uma trapaça, um rendimento mentiroso do homem que estava no outro córner do octógono. Não o julgo, mesmo com a má atitude explícita ainda na luta, quando ele violou as regras do combate e agarrou a grade do cage invertendo uma posição que acabou sendo crucial para o desenrolar do embate. Somos humanos, erramos em algumas decisões que tomamos na vida. Porém, quero que a justiça seja feita.

Não posso ficar com uma derrota no cartel para um lutador que violou a política antidoping da USADA, uma instituição com alta credibilidade mundial. Ao final de todo o processo de julgamento, caso Romero seja declarado culpado, espero que a decisão de No Contest (luta sem vencedor) seja aplicada por parte da Comissão Atlética de Nevada, órgão responsável pela luta do UFC 194. E, como a luta dava ao seu vencedor uma chance ao título da categoria, espero que minha próxima luta seja contra Luke Rockhold, atual dono do cinturão. Nos enfrentamos em 2011, ainda pelo extinto Strikeforce, e temos assuntos inacabados para serem resolvidos.

Encerrando, agradeço por todo apoio que tenho recebido dos fãs, seja pelas ruas ou através das redes sociais, desde o momento em que deixei o octógono com aquela injusta derrota. Agora, com todo o ocorrido com meu adversário daquela ocasião, tenho recebido muitas mensagens de apoio para que minha revanche contra Rockhold aconteça em breve. Se o show do UFC é feito para os fãs, espero que a vontade deles seja atendida.

Ronaldo “Jacaré” Souza

Tags: doping yoel romero ronaldo jacare ufc 194