MMA
None

UFC 199

BJ Penn admite uso de substância e é retirado do UFC 199 por violação de norma antidoping

Ex-campeão foi suspenso e teve retorno ao cage adiado após uso de soro intravenoso

postado em 24/05/2016 11:53 / atualizado em 24/05/2016 12:05

Getty Images

Considerado uma lenda das artes marciais mistas, BJ Penn teve reestreia desmarcada no Ultimate Fighting Championship. O havaiano notificou a USADA que fez uso de soro intravenoso durante período fora de competição e acabou afastado da luta contra Colle Miller, no UFC 199, em 4 de junho, em Los Angeles.

De acordo com as normas da WADA (Agência Mundial Antidoping), o soro intravenoso pode ser usado em até 50mil num período de até seis horas. BJ afirmou que não estava ciente das mudanças e informou à USADA, órgão responsável pelo controle de dopagem do UFC, que o suspendeu temporariamente. Segundo comunicado do Ultimate, o ex-campeão dos pesos leve e meio-médio declarou o uso da substância durante a coleta de amostras para teste antidoping fora do período de competição, em 25 de março.

Em nota emitida no site oficial, BJ Penn tentou esclarecer a situação. “Voluntariamente informei à USADA que, durante um período fora de competição, precisei da administração de soro intravenoso por um médico. As regras para o uso de soro intravenoso mudaram desde a minha última luta pelo UFC. Eu não estava ciente dessa mudança e, voluntariamente, notifiquei a USADA. Eu não fazia ideia de que o soro intravenoso estava banido 365 dias por ano. Em nenhum momento da minha carreira nas artes marciais mistas eu fiz uso de doping. Antecipo que todos os resultados dos testes feitos pela USADA voltarão limpos. Vou trabalhar com o UFC para esclarecer tudo isso e voltar a lutar o quanto antes”, publicou.

BJ Penn é um dos dois únicos lutadores a ser campeão em duas categorias diferente – o outro é Randy Couture, nos meio-pesados e pesados. No retorno ao cage após dois anos de aposentadoria, o havaiano tentaria quebrar sequência negativa de quatro lutas sem vitória (empate contra Jon Fitch e derrotas para Nick Diaz, Rory MacDonald e Frankie Edgar). Aos 37 anos, o ‘Prodígio’ soma 16 triunfos, dez reveses e dois empates na carreira.

UFC 199

4 de junho
The Forum, em Inglewood, Califórnia

Card
Luke Rockhold x Michael Bisping - pelo cinturão peso médio
Dominick Cruz x Urijah Faber - pelo cinturão peso galo
Max Holloway x Ricardo Lamas
Evan Dunham x James Vick
Bobby Green x Dustin Poirier
Dan Henderson x Hector Lombard
Colle Miller x adversário a ser definido
Jéssica Andrade x Jessica Penne
Clay Guida x Brian Ortega
Kevin Casey x Elivs Mustapcic
Henrique Frankenstein x Jonathan Wilson
Dong Hyun Kim x Polo Reyes
Sean Strickland x Tom Breese

Tags: antidoping doping soro intravenoso ufc 199 bj penn