MMA
None

UFC

Demian Maia se aproxima do recorde de finalizações, e Royce Gracie vê quebra próxima

Paulista está a dois triunfos de igualar marca de Royce Gracie na organização

postado em 30/08/2016 20:06 / atualizado em 30/08/2016 20:17

Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images
Com a vitória sobre Carlos Condit, no UFC on Fox 21, em Vancouver, no sábado passado, Demian Maia ficou próximo de alcançar dois feitos importantes. O primeiro é disputar o cinturão na divisão dos meio-médios, depois do sexto triunfo consecutivo. Além disso, o brasileiro se aproximou do recorde de finalizações na organização, que pertence a um compatriota que marcou época nos primórdios da franquia e ocupa o Hall da Fama: Royce Gracie.

Campeão nos torneios das edições 1, 2 e 4 do UFC, Royce Gracie se notabilizou pela perfeição no jiu-jítsu. Com 11 triunfos usando a técnica da ‘arte suave’, ele é o recordista em finalizações na história da organização, desde 1993. Mas está perto de ser superado por um compatriota, também adepto do chamado ‘brazilian jiu-jítsu’, tão difundido pela tradicional família Gracie. Demian Maia superou nove adversários dessa forma no octógono, e é uma ‘ameaça’ ao reinado de Royce.

Royce Gracie venceu as 11 lutas por finalização de forma consecutiva, e também teve a sequência quebrada ao empatar com um de seus principais adversários, Ken Shamrock. Pelo UFC, a lenda do jiu-jítsu brasileiro perdeu uma vez, na despedida da organização, diante de Matt Hughes, por nocaute técnico no primeiro round, na edição de número 60, em maio de 2006.

Das 18 vitórias de Demian Maia no UFC, nada menos que nove – 50% - foram por finalização. Em oito ele triunfou por decisão unânime e tem um nocaute técnico contabilizado, diante do sul-coreano Dong Hyun Kim, por interrupção médica. O brasileiro, no entanto, ao que tudo indica, vai demorar um pouco a alcançar o Gracie, já que prefere esperar a chance de disputar o cinturão.

Buda Mendes/LatinContent/Getty Images
Elogios e aposta

Royce é só elogios ao desempenho de Demian Maia na divisão dos meio-médios. O primeiro campeão do UFC disse que as vitórias do paulista mostram a qualidade dele na ‘luta agarrada’ e aposta que o recorde será superado com folgas. “Ele mostrou o quão eficiente é o jiu-jítsu, e que ele pode vencer usando somente o seu jiu-jítsu. Do jeito que ele está indo, vai bater esse número e vai colocar o recorde lá em cima. Ele está muito bem”, exaltou Gracie, em entrevista ao site MMA Fighting.

Tags: jiu-jítsu triunfos vitórias cinturão octógono brasileiro finalizações recorde ufc arte suave royce gracie demian maia