MMA
None

UFC

Anderson Silva foi o 'campeão' do UFC em testes antidoping no ano passado

Spider lidera lista da USADA entre os mais testados da organização

postado em 26/02/2017 18:50

Getty Images
No ano passado, o lutador do UFC mais visitado pelos profissionais da Agência Antidoping dos EUA, a USADA, responsável pela aplicação dos exames, foi um brasileiro. Anderson Silva foi testado nada menos que 15 vezes em 2016, de acordo com levantamento no site do órgão norte-americano, apesar de ter subido ao octógono só em duas ocasiões – derrotas para Michael Bisping e Daniel Cormier.

A atenção especial ao Spider por parte da USADA pode ter uma explicação. O ex-campeão peso médio foi flagrado em exame antidoping, em 2015, quando retornou de longo afastamento por causa de lesão, e teve a vitória sobre Nick Diaz, por decisão unânime, alterada para No Contest (luta sem resultado). Anderson Silva recebeu suspensão de 360 dias e só retornou em fevereiro de 2016, quando perdeu para Bisping.

Depois do Spider, aparecem na lista dos mais testados pela USADA em 2016 Dominick Cruz e Eddie Alvarez, 14 vezes cada. Outra coincidência além da igualdade de exames é o fato de que ambos, ex-campeões, perderam o cinturão no ano passado, para Cody Garbrandt e Conor McGregor, respectivamente.

Outros brasileiros aparecem na lista dos mais testados em 2016. Amanda Nunes, campeã peso galo, Cris Cyborg, Fabricio Werdum e Vitor Belfort receberam a visita da USADA 11 vezes cada. Cyborg, inclusive, foi flagrada com uma substância proibida, espironolactona, mas foi inocentada ao ter autorização para tratamento médico.

No ano passado, alguns lutadores que fizeram os testes da USADA foram flagrados com substâncias proibidas e acabaram suspensos. Jon Jones, Brock Lesnar, Josh Barnett, Frank Mir e o cubano Yoel Romero receberam punição por falhar no antidoping.

Lista dos mais testados pela USADA em 2016

15 vezes – Anderson Silva
14 vezes – Dominick Cruz e Eddie Alvarez
13 vezes – Josh Barnett e Johny Hendricks
12 vezes – Miesha Tate, Stephen Thompson e Tyron Woodley
11 vezes – Amanda Nunes, Cain Velasquez, Cody Garbrandt, Conor McGregor, Cris Cyborg, Dan Henderson, Daniel Cormier, Fabricio Werdum, Michael Bisping, Yoel Romero, Stipe Miocic e Vitor Belfort

Tags: ufc antidoping usada testes exames spider lutadores anderson silva