MMA
None

UFC

Doping de Cigano foi causado por diurético proibido pela USADA

Brasileiro testou positivo para substância hidroclorotiazida, diz equipe

postado em 19/08/2017 08:21 / atualizado em 19/08/2017 00:28

AFP
Flagrado em exame antidoping realizado no dia 10 passado, fora do período de competição, e retirado da luta contra Francis Ngannou no UFC 215, no dia 9 de setembro, em Edmonton, no Canadá, Junior Cigano apresentou resultado positivo para um diurético e pedirá contraprova. A informação é da equipe do brasileiro, divulgada por meio de comunicado enviado à imprensa pela advogada do lutador, Ana Cláudia Guedes. 

A representante do ex-campeão peso pesado do UFC disse que a equipe vai analisar o motivo de a substância hidroclorotiazida, um diurético, ter sido encontrada na amostra do atleta. Ao mesmo tempo, os responsáveis pela preparação de Cigano pedirão a contraprova e terão apoio da organização para identificar as causas do doping. O brasileiro ainda se desculpou com Francis Ngannou pelo impedimento de participar do evento em Edmonton. 

Confira o comunicado da equipe de Cigano

"Junior testou positivo para uma substância chamada hidroclorotiazida, que é um diurético proibido pela USADA por ser considerado um agente mascarante. Nós não sabemos de onde veio essa substância. Junior teve seu sangue e urina testados aleatoriamente por muitas vezes e nunca testou positivo para uma substância proibida.
Nós solicitamos hoje testes na amostra B. Muitas vezes, a amostra B poderá mostrar resultados idênticos à amostra A. Porém, nós já estamos analisando seus suplementos nutricionais e medicações para determinar se alguma coisa estava contaminada. Jeff Novitzky e Donna Marcolini, do UFC, forneceram orientações para esse processo, e agradecemos pelo profissionalismo e competência.
Junior permanece comprometido e apoiando o programa antidoping da USADA - mesmo que esteja passando por uma consequência infeliz disso. Ele conversou pessoalmente com Francis Ngannou e pediu desculpas pela consequência não intencional para ele. Junior agradece a Francis pela simpatia, compreensão e respeito durante a ligação, e está muito ansioso para que ele e Francis tenham uma nova data para se enfrentarem".

Cigano vem de derrota para Stipe Miocic, campeão dos pesados, por nocaute técnico, no UFC 211, em maio passado, em Dallas, valendo o cinturão. O brasileiro buscaria a reação diante de um oponente invicto há nove lutas – Francis Ngannou está em franca evolução na divisão e ganhou os cinco duelos pelo Ultimate Fighting Championship, o último diante do veterano Andrei Arlovski, em Denver. 

Tags: UFC 215 Francis Ngannou cigano ufc brasileiro doping diurético equipe comunicado edmonton