None

RIO'2016

Nós vamos invadir sua praia!

Minas Gerais deve ter, na edição carioca dos Jogos Olímpicos, recorde de atletas em uma delegação brasileira, superando os 21 que estiveram em Atenas e em Pequim

postado em 27/04/2016 10:00 / atualizado em 27/04/2016 14:23

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
A 100 dias dos Jogos Olímpicos do Rio’2016, os atletas mineiros correm contra o tempo para garantir a maior delegação do estado em uma mesma edição olímpica. Até agora, seis já estão classificados, todos em esportes individuais: na natação, os belo-horizontinos Ítalo Manzine Duarte, Jéssica Bruin Cavalheiro e Nicolas Oliveira, além da juiz-forana Larissa Oliveira; a canoísta Ana Sátila, de Iturama, no Triângulo; e Talles Frederico, único mineiro no atletismo, nascido em São Gonçalo do Rio Abaixo, na Região Central de Minas.

O Brasil tem 428 vagas garantidas nos Jogos, mas pouco mais de 150 estão com dono definido. Os outros classificados virão de convocações – caso dos esportes coletivos – ou do fechamento dos rankings mundiais, judô e tênis, por exemplo. Considerando as últimas listas das seleções, Minas Gerais tem boa chance de ter a maior delegação de sua história, superando os 21 mineiros em Atenas’2004 e Pequim’2008.

A modalidade com maior número de representantes do estado, a exemplo das últimas edições, deve ser o vôlei. Na equipe de José Roberto Guimarães, as mineiras Adenízia (Ibiaí), Fabiana (Santa Luzia), Sheilla (Belo Horizonte) e Camila Brait (Frutal) são presenças certas. A belo-horizontina Gabi está na pré-convocação e briga por vaga entre as ponteiras. No masculino, Lucarelli (Contagem) é a esperança no ataque e Rapha (São João del-Rei) disputa lugar como segundo levantador.

No futebol masculino, quatro mineiros fizeram parte das últimas convocações: o volante Fred (Belo Horizonte) e os atacantes Alisson (Rio Pomba), Kenedy (Santa Rita do Sapucaí) e Vinícius Araújo (João Monlevade). No feminino, a lateral-esquerda Tamires (Caeté). No basquete, Raulzinho (Poços de Caldas) é homem de confiança do técnico Rubén Magnano, enquanto o pivô Cristiano Felício (Pouso Alegre), do Chicago Bulls, pode herdar a vaga de Tiago Splitter no garrafão.

No tênis, Marcelo Melo e Bruno Soares são favoritos ao pódio nas duplas masculinas e só aguardam o fechamento do ranking, após o Aberto da França, para ser confirmados. Outros quatro mineiros têm chances nos esportes individuais: o belo-horizontino Daniel Xavier irá para sua segunda Olímpíada e Rubens Valeriano (Monte Santo de Minas) tem ranking para representar o Brasil pela terceira vez no mountain bike. Prata no Pan de Toronto’2015, Matheus Machado (Viçosa) luta por lugar na categoria 105kg do levantamento de peso. O veterano Bernardo Resende Alves não tem colecionado bons saltos, mas, ainda assim, tem chances no hipismo.

 

Editoria de arte
 

 

EMOÇÃO E EXPECTATIVA Garantido nos Jogos Olímpicos, Ítalo Manzine Duarte, de 23 anos, terá responsabilidade extra no Rio. Na semana passada, ele obteve o segundo melhor tempo da prova mais nobre na natação (21s82), desbancando ninguém menos do que Cesar Cielo, campeão olímpico e recordista mundial da prova. O resultado pode ter surpreendido muita gente, mas não quem acompanha de perto a carreira desse belo-horizontino, criado em Paraguaçu, no Sul de Minas: desde que chegou ao Minas, treinado pelo australiano Scott Volkers, Ítalo tirou quase um segundo de seu tempo e garante que vai brigar por pódio no Rio.

“Quero ir além da final olímpica. Estamos trabalhando para buscar medalha. Acho que é muito possível. Tenho que treinar e corrigir os erros o mais rápido possível”, garante Ítalo, que projeta em 21s40 o tempo necessário para brigar por medalha. “Ainda tenho uma margem de melhora. Treinando bastante e me mantendo concentrado, posso me fortalecer ainda mais”, disse.

Para chegar aos primeiros Jogos da carreira, Ítalo superou um de seus principais ídolos. “Eu me confederei poucos dias depois de o Cielo ganhar o ouro olímpico”, lembra o mineiro, que tem recebido o carinho dos companheiros e dos jovens nadadores do Minas desde que conseguiu a vaga – foi recebido com palmas pelos garotos, na segunda-feira, no clube. “É muito legal esse reconhecimento. Faz a gente se motivar ainda mais.”