Seleção
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Após reunião, presidente da CBF aprova criação de comitê e discute ações do futebol feminino

Na terça-feira, Del Nero reuniu-se com ex-jogadoras da seleção brasileira feminina e discutiu propostas em prol do desenvolvimento do esporte

postado em 18/10/2017 13:00 / atualizado em 18/10/2017 15:00

SUAMY BEYDOUN/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
As reivindicações que ganharam visibilidade com a aposentadoria de cinco atletas da seleção brasileira feminina após a demissão da técnica Emily Lima, ao que parece, começaram a ter seus desdobramentos. Na terça-feira, ex-jogadoras do time nacional se reuniram por 2h30 com o presidente da CBF Marco Polo Del Nero, vice-presidente e diretores, para discutir mudanças no futebol feminino brasileiro. A partir das propostas, ficou estabelecido em primeira instância a criação de um comitê para dar continuidade ao canal de comunicação com a entidade e foram discutidas outras quatro ações propostas em prol do desenvolvimento da modalidade.

Sob coordenação da diretora de competições do futebol feminino da CBF Valeska Araújo, o comitê é composto por Silvana Goellner, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista na temática mulher e esporte, pela ex-jogadora e comentarista Juliana Cabral, além de Sissi do Amor, Márcia Tafarel, Cristiane e Formiga. 

É importante ressaltar, no entanto, que o comitê formado não fará parte da estrutura da CBF. Trabalhará fornecendo sugestões para o desenvolvimento da modalidade, mas dependerá da entidade para colocar as ideias em prática. "São pessoas que estarão pensando, sugerindo algo relacionado ao desenvolvimento do futebol feminino. Esse seria um comitê de acompanhamento, de diálogo com a CBF. Não temos nenhuma gerência, é um comitê que vai dialogar", explicou Silvana Goellner.

Durante a reunião, foram discutidos todos os tópicos apresentados pelo grupo. De acordo com Goellner, esta foi a primeira vez em quase 30 anos de seleção brasileira que uma reunião entre atletas e presidente da CBF aconteceu. O próximo encontro acontecerá em novembro.

As outras quatro ações propostas

1. Criação do Departamento de Futebol Feminino, sob a gestão de uma mulher;

2. implementação das 11 ações recomendadas pelo Grupo de Trabalho do Futebol Feminino do Comitê de Reformas da CBF;  (temas: desenvolvimento, competições, seleções e marketing)

3. Inclusão de mulheres em todos os níveis de decisões, conforme orientação da Federação Internacional de Futebol.

4. Realização de um diagnóstico específico para cada dimensão-chave do futebol feminino, incluindo aspectos técnicos, administrativos e de governança.