None

CRUZEIRO

Cruzeiro pode colher frutos do Sub-20 já em 2015; clube tem nova oferta por Léo Bonatini

Bruno, Marcos Vinícius e Judivan participarão de pré-temporada com profissionais

postado em 20/12/2014 17:22 / atualizado em 20/12/2014 20:30

Tiago Mattar /Superesportes

Montagem sobre fotos de Bruno Senna/Cruzeiro, Rodrigo Clemente/EM/D.A. Press e Washington Alves/VIPCOMM
O Cruzeiro poderá, antes mesmo que o esperado, colher os frutos da boa campanha no Campeonato Brasileiro Sub-20. Eliminado na última quinta-feira pelo Corinthians, o time celeste ficou na terceira colocação do torneio, já que teve campanha superior à do Fluminense - eliminado na outra semifinal. O volante Bruno Edgard, o meia Marcos Vinícius e o atacante Judivan participarão da pré-temporada que Marcelo Oliveira comandará a partir de janeiro e podem ser aproveitados no Campeonato Mineiro.

Titular do ataque celeste na competição de base, Léo Bonatini é outro que poderá render frutos ao Cruzeiro. Tão logo acabou a competição nacional, ele recebeu uma proposta de empréstimo feita pelo Estoril, de Portugal. Segundo apurou o Superesportes, a oferta envolve dinheiro, tem duração até o fim do Campeonato Português e agradou a cúpula cruzeirense, que aguarda uma definição do jogador. Na proposta, os portuguesas exigem que o valor de 50% dos direitos econômicos do atacante seja fixado.

Dos atletas que participarão dos treinos na Toca da Raposa II, apenas Marcos Vinícius é 'desconhecido'. O jogador foi contratado junto ao Náutico, em novembro, e integrado ao time júnior, mesmo já tendo participado de alguns jogos com o elenco profissional da equipe pernambucana. Desde sua contratação pelo Cruzeiro, ficou acertado entre a direção da base o então chefe do departamento de futebol do clube, Alexandre Mattos, que ele participaria da pré-temporada comandada por Marcelo Oliveira.

Por outro lado, a dupla formada por Bruno Edgard e Judivan apresentou seu cartão de visita na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, quando recebeu oportunidade no time que empatou com a Chapecoense fora de casa. O atacante, inclusive, teria condições de disputar a Copa São Paulo, em janeiro, mas será preservado.

“É obrigação da base manter um fluxo contínuo de jogadores subindo. É uma determinação da gestão do presidente Gilvan e do vice Márcio Rodrigues. Facilita muito o trabalho a proximidade dos departamentos, principalmente com o Ageu, o Tico e o Marcelo Oliveira, constantemente observando os jogadores”, ressalta o superintendente da base do Cruzeiro, Bruno Vicintin.

Categorias de base dão resultado na 'era Gilvan'

Desde que assumiu o principal cargo na direção do Cruzeiro, em 2012, Gilvan deu atenção especial a base. O mandatário designou ao vice-presidente, Márcio Rodrigues, a responsabilidade de gerir os times de categorias inferiores e apresentou resultados. Pelo menos 12 jogadores se apresentaram aos técnicos da equipe profissional nos últimos anos (confira lista abaixo).

Além de rendimento técnico, alguns jovens atletas renderam dinheiro ao clube. Em 2012, por exemplo, após ser 'devolvido' por Celso Roth, o lateral Vinícius Freitas foi negociado com a Lázio, da Itália. Do mesmo país, a Juventus levou Léo Bonatini e chegou a depositar na conta do clube celeste a primeira parcela da compra. Depois, acabou devolvendo o atacante.

Em 2014, com poucas atuações no time principal, o Cruzeiro vendeu Wallace por 9,5 milhões de euros – sexto zagueiro mais caro já vendido por clubes brasileiros. No mesmo ano, negociou, por 3,5 milhões de euros, 50% dos direitos econômicos do atacante Vinícius Araújo com o Valência, da Espanha. Neste fim da temporada, ainda estuda a venda do volante Lucas Silva, assediado pelo poderoso Real Madrid.

Para 2015, a expectativa fica não só por conta dos que participarão da pré-temporada com o elenco profissional, mas de novos atletas que despontam na base. Caso do atacante Hugo Ragelli, que já ganhou oportunidade no time de Marcelo Oliveira, e do meia-atacante Allano, que recentemente prorrogou seu contrato com o clube celeste por mais três temporadas. Os exemplos servem para provar que, além de formar, o Cruzeiro mostra capacidade de captar promessas no mercado. Ragelli e Allano foram contratados já em idade 'avançada', enquanto não eram aproveitados por Palmeiras e Botafogo, respectivamente.

Confira a lista dos jogadores oriundos das categorias de base e que subiram ou disputaram jogos pelo profissional do Cruzeiro na 'era Gilvan':

2014 - Alex, Alan*, Judivan, Eurico, Bruno Edgard e Hugo Ragelli**.

2013 – Mayke, Vinícius Araújo e Wallace

2012 – Lucas Silva, Alisson, Vinícius Freitas

* - O goleiro Alan subiu para o time profissional, mas ainda não foi aproveitado por Marcelo Oliveira.
** - Hugo Ragelli recebeu oportunidade no profissional, marcou um gol, mas ainda será mais observado pelo técnico.