None

CRUZEIRO

Direita volver!

Dupla de laterais titulares de Marcelo Oliveira retorna no domingo diante do Sport. Mas Luxemburgo e a torcida mantêm a esperança de time mais equilibrado no Recife

postado em 30/07/2015 11:00 / atualizado em 30/07/2015 13:06

Rodrigo Clemente/EM//D.A Press
A defesa do Cruzeiro até que vem cumprindo relativamente bem o seu papel no Campeonato Brasileiro, do qual é a terceira menos vazada, deixando sempre no ar a esperança de que possa ajudar o ataque, que deixa muito a desejar. Principalmente pelo apoio dos laterais. Mas, contra o Sport, domingo, às 18h30, na Arena Pernambuco, ambos os lados terão mudanças forçadas. No direito, o experiente Ceará, de 35 anos, sofreu lesão no músculo adutor da coxa direita e devolve o lugar a Mayke, de 22. No esquerdo, o suspenso Fabrício cede novamente a vez a Mena, campeão da Copa América pela Seleção Chilena, que atuará pela primeira sob o comando de Vanderlei Luxemburgo – quando este chegou para substituir Marcelo Oliveira, no início de junho, o jogador já havia viajado para o seu país.

Se os que retornam, ambos titulares com Marcelo Oliveira, são tão especialistas nas posições quanto os que saem, as características de cada um obrigam o técnico a inverter a diagonal. Enquanto Mayke tem mais facilidade para atacar e menos para marcar do que Ceará, Mena guarda melhor o seu setor e avança menos do que Fabrício. A esperança, independentemente de qual seja o lado mais ofensivo, é que a Raposa consiga ser mais equilibrada tanto pela direita quanto pela esquerda. Até porque, Luxemburgo tem exigido muito na marcação e no apoio.

“Temos liberdade para apoiar o ataque, depende por onde as jogadas saem durante o jogo. O importante é ter a consciência de que não podemos subir ao mesmo tempo para não correr o risco de tomar bolas nas costas”, comenta Mayke, que entrou no intervalo da derrota para o São Paulo no domingo.

Depois de se revelar nacionalmente em 2013, se firmar em 2014 e ser cotado até como futuro lateral da Seleção Brasileira, ele caiu de produção neste ano e acabou perdendo a posição nas três últimas rodadas do Brasileiro. Com a contusão de Ceará, tem a chance de recuperá-la agora. “A maioria dos atletas passa por isso. Sei que estou abaixo do que sou capaz de mostrar, mas estou tranquilo para voltar ao bom futebol de antes o mais rápido possível”, afirma ele, negando que a queda tenha ocorrido por causa de transferência frustrada para o exterior – o Cruzeiro não aceitou propostas do futebol português. “Tenho certeza de que não houve nada disso. Estou bem aqui, me dou bem com todo mundo, diretoria, comissão técnica, companheiros. Minha cabeça está boa.”

Do outro lado, Mena ainda está se adaptando ao estilo do novo treinador. Mesmo assim, se diz pronto para desempenhar o papel que lhe couber contra o Sport. “Luxemburgo gosta do time marcando pressão, sem dar espaço aos adversários, mas também atacando quando preciso. Estou me acostumando com o jeito dele, conversamos bastante para tudo sair como a gente quer. É um treinador que cobra bastante, mas é bom, pois todos queremos bons resultados.”

PREPARAÇÃO Ontem pela manhã, nove dos 10 jogadores de linha que começaram jogando contra o São Paulo fizeram exercícios físicos. A exceção foi Vinícius Araújo, autorizado pela comissão técnica a realizar treino técnico com os demais atletas. “Como fiquei muito tempo sem jogar (antes de regressar ao clube, no mês passado), acho importante trabalhar com bola e também me condicionar fisicamente”, justifica o atacante, que foi vendido ao Valencia no início do ano passado e atuou por empréstimo no belga Standard Liège, antes de ser cedido, também provisoriamente, ao Cruzeiro.

ESTRELADAS...

MEDO DE AGULHA

A comissão técnica do Cruzeiro submeteu os jogadores a exame de sangue ontem pela manhã, com o objetivo de detectar as necessidades e prescrever a suplementação alimentar de cada um. A iniciativa conjunta do departamento de fisiologia e da nutricionista do clube provocou pânico nos que têm pavor de agulha. “Prefiro tomar pancada dos zagueiros do que tirar sangue. Sei que é importante, mas não gosto”, disse o atacante Vinícius Araújo.

VISITA DE APRENDIZES
O treino técnico de ontem cedo na Toca da Raposa foi atentamente acompanhado por quem sonha um dia brilhar nos gramados: os jogadores Sub-17 do Boston City. Formada por 12 filhos de brasileiros que residem na cidade de Massachussets e quatro norte-americanos, a equipe veio ao Brasil disputar a Taça BH. O clube é presidido pelo ex-armador Palhinha, revelado pelo América e campeão da Copa do Brasil’1996 e da Libertadores’1997 pela Raposa.