None

CRUZEIRO

Perfeito no primeiro tempo, Cruzeiro vacila no sistema defensivo e deixa escapar goleada

Raposa abriu 3 a 0 na etapa inicial, porém levou empate no segundo tempo

postado em 29/06/2017 00:05 / atualizado em 29/06/2017 16:35

 Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro

Seis minutos de jogo. Alisson conduz a bola em velocidade e passa em profundidade para Diogo Barbosa, que encontra Thiago Neves quase na pequena área. Cruzeiro 1 a 0. Dezenove minutos: Sobis ajeita de cabeça, Romero aparece sozinho na linha de fundo e rola para trás. Robinho só tem o trabalho de empurrar para a rede. Meia hora da etapa inicial: Alisson recebe enfiada de Thiago Neves e toca na saída de Fernando Prass: 3 a 0. Nem o mais otimista cruzeirense esperava um primeiro tempo tão perfeito na noite desta quarta-feira, no Allianz Parque, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. A Raposa foi segura no combate e precisa quando se lançou ao ataque. Não deu chances ao Palmeiras, que só concluía em chutes de fora da área, facilmente defendidos por Fábio.

O segundo tempo foi diferente. Com Borja no lugar de Guerra, o Palmeiras ficou mais ofensivo. O Cruzeiro, por sua vez, sacou Lucas Romero no intervalo e colocou Hudson, que ficou perdido na marcação. O desequilíbrio começou aí.

A pressão exercida pelo time mandante induziu a defesa visitante ao erro. Aos 6min, Dudu fez pivô em cima de Ezequiel e acreditou no lance quando Zé Roberto errou o chute. Como não foi acompanhado por Caicedo, que estava na sobra, o camisa 7 pôde bater firme, livre de marcação, e diminuir o placar para 3 a 1. Aos 15min, Dudu se livrou de Leo, correu em direção à bola e fez o segundo após Caicedo não conseguir efetuar o corte em tentativa de cabeceio. Por fim, aos 19min, um bate-rebate na grande área, que contou com duas disputas pelo alto e corte malsucedido de Leo, resultou em finalização de Willian. Ironicamente, a redonda desviou em Caicedo e tirou de Fábio qualquer possibilidade de defesa.

O Palmeiras ainda teve meia hora na etapa complementar para tentar uma virada histórica, porém o Cruzeiro segurou o 3 a 3 que lhe dá a condição de jogar por empate de até dois gols no confronto de volta – dia 26 de julho (quarta-feira), às 21h45, no Mineirão. Ao ser questionado sobre os equívocos, o técnico Mano Menezes preferiu valorizar o mérito do adversário e não teceu críticas a nenhum atleta de sua equipe.

“O Cruzeiro quase não perdeu nenhuma bola aérea na bola parada. Tirou quase todas as bolas paradas. Se pegar o scout do jogo, vai ver”, disse Mano. “O jogo aéreo defensivo é assim, jogaram com dois zagueiros na nossa área, com dois centroavantes, chutaram a bola para dentro e tiveram méritos. A defesa do Cruzeiro é igual à defesa do Palmeiras, pois o jogo terminou 3 a 3. Tivemos os mesmos méritos e os mesmos defeitos que a defesa do Palmeiras teve”, acrescentou.

Mano até admitiu que o Cruzeiro deixou escapar a vitória, porém ressaltou que, nas circunstâncias da Copa do Brasil, empatar com gols na condição de visitante é um resultado louvável. “Estávamos ganhando de 3 a 0, deixamos escapar o gosto da vitória. Mas sou maduro, sei que existe grande equipe do outro lado. O importante é valorizar nossas virtudes, assim como Palmeiras vai valorizar as suas”.

Como vão se enfrentar somente daqui um mês, Palmeiras e Cruzeiro voltam a pensar no Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, às 16h, a Raposa enfrentará o rival Atlético em clássico no Independência, pela 11ª rodada da competição. O Verdão receberá o Grêmio no sábado, às 16h, no Pacaembu.


Tags: futnacional interiormg copadobrasil empate erros cruzeiro palmeiras raposa