None

OLIMPÍADA

Heranças que vão além das medalhas

Obras construídas para a Olimpíada darão lugar a espaços públicos. Ginásio de handebol, por exemplo, será transformado em quatro escolas

postado em 30/07/2015 11:00 / atualizado em 30/07/2015 08:42

LEO COELHO / ESPECIAL PARA O ESTADO DE MINAS
Rio de Janeiro – A pouco mais de um ano para o início dos Jogos Olímpicos Rio’2016, em meio à euforia, a Prefeitura do Rio anunciou, ontem, o que espera ser o legado do evento para a cidade. Mais que isso, o que ninguém nunca falou: os prejuízos dos Jogos Pan-Americanos Rio’2007, que ainda geram gastos por parte do município.

Segundo o secretário da Prefeitura do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Carvalho, a construção dos parques olímpicos cariocas, inicialmente de responsabilidade do Governo Federal, passou a ser do estado. E os problemas não têm sido poucos – a Vila dos Atletas, por exemplo, está situada num terreno encharcado, e foi necessário fazer uma preparação do terreno para que a obra pudesse ser erguida. “Mas o mais complicado foi que a atual gestão da prefeitura herdou um problema ainda do Pan de 2007. No local onde foi construída a Vila Pan-Americana, que recebeu os atletas da competição, também foi preciso corrigir problemas no terreno. Refazer a infraestrutura. Só lá já foram gastos R$ 80 milhões.”

O que ficará de herança da Olimpíada foi um aspecto muito abordado na apresentação. Ele anunciou que haverá obras nômades, que depois dos Jogos se tornarão espaços públicos. O ginásio de handebol, construído de forma modular, será transformado em quatro escolas – três já têm locais definidos, uma no Caju e duas em Jacarepaguá”

Outros ginásios darão lugar a escolas acopladas a centros de treinamentos de lutas e esportes de quadra. Em uma das arenas, as arquibancadas darão lugar a 24 salas de aulas. No centro, as quadras. Da mesma forma, serão criados espaços para a prática de tênis de mesa, levantamento de peso, judô, badminton, esgrima, ginástica rítmica e trampolim. A ideia é incentivar a prática de esportes, que pode até resultar no surgimento de futuros atletas.

PARQUES
A prefeitura mostrou também como será o gerenciamento dos parques olímpicos da Barra da Tijuca (60% é área pública) e de Deodoro (100% público). O objetivo será torná-los rentáveis e autossuficientes, sem a necessidade de verba do governo para se manterem. Por isso, eles terão espaços que poderão ser alugados para eventos esportivos ou culturais.

Na Barra da Tijuca, haverá ainda lojas, que serão alugadas; alojamento, centro de medicina completo – que sirva também para o desenvolvimento de estudos na área esportiva, além do atendimento a atletas –, ginásio de esportes, museu e lojas de conveniência.