None

CAMPEONATO PAULISTA

Polícia Militar veta o 'pau de selfie' nos estádios paulistas por ser 'arma em potencial'

Havia o temor de que ele se transforme em arma de briga entre torcidas

postado em 29/01/2015 19:41

Os torcedores que forem aos estádios de São Paulo acompanhar jogos do Campeonato Paulista e quiserem registrar o momento em câmeras ou celulares precisarão voltar a pedir para terceiros tirarem as fotos. Isso porque o selfie stick, bastão utilizado para acoplar câmeras e tirar fotos em grupo, entrou na lista da Polícia Militar de objetos proibidos nos estádios. De acordo com a organização, o objeto pode ser utilizado para agressão. Existe também o temor de que ele se transforme em arma de briga entre torcidas.

Batizado no Brasil de “pau de selfie”, o objeto está na moda e virou artigo disputado - alguns modelos saem por mais de R$ 100 - entre pessoas que gostam de registrar os mais variados tipos de situação para compartilhar em suas redes sociais. A moda também invadiu a Europa no rastro do sucesso das selfies, tipo de fotografia onde o personagem é, ao mesmo tempo, fotógrafo e fotografado.

“Existe uma preocupação porque esse objeto pode de fato se tornar um bastão e ameaçar a integridade das pessoas. Há uma resolução da secretaria de Segurança nesse sentido. Essa legislação proíbe esse tipo de materiais”, explica o Tenente Vasconcelos, do 2º Batalhão de Choque da PM.

De acordo com a Lei 10671/03, Art. 13, Inciso II do Estatuto do Torcedor, é proibido “portar objetos, bebidas ou substâncias proibidas ou suscetíveis de gerar ou possibilitar a prática de atos de violência”.

São Paulo não é o primeiro estado a adotar a proibição. O pau de selfie está vetado também nos estádios da Bahia, no Mangueirão (Belém) e também na Arena Grêmio, em todos por motivo de segurança.

A Inglaterra também entrou na onda, e Tottenham e Arsenal vetaram o acessório - mas por razão diferente. Os ingleses receberam reclamações de torcedores incomodados com pessoas que atrapalhavam sua visão do gramado para tirar fotos em grupo. O Tottenham foi o primeiro a tomar a iniciativa, sendo seguido pelos rivais.

A PM está instruída a procurar pelo objeto durante a revista. “Quem estiver levando será informado de que a entrada é proibida mas não podemos fazer uma apreensão dos objetos nem nos responsabilizarmos por ele”, explicou Vasconcelos. O tenente frisa que a medida tem como principal objetivo a segurança de todos, e lembra que já existe uma lista de itens proibidos pela corporação.

“Nosso principal objetivo com este tipo de medida é, em primeiro lugar, garantir o bem-estar e a segurança do torcedor no estádio. E infelizmente esses materiais, assim como guarda-chuvas pontiagudos, por exemplo, podem ser utilizados de uma maneira incorreta.”

Para aqueles que não abrem mão da fotografia nem mesmo na hora de torcer pelo time de coração, o jeito será recorrer à “velha moda” e pedir para que alguém faça o retrato.

Tags: paulista pau selfie mineiro carioca saopaulosp palmeirassp corinthianssp santossp libertadores