None

CLÁSSICO

Com polêmica e em busca de afirmação, Cruzeiro e Atlético duelam por vaga na final do Estadual

Rivais mineiros se enfrentam pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro

postado em 19/04/2015 07:00 / atualizado em 19/04/2015 10:39

ARTE SORAIA PIVA
O clássico entre Cruzeiro e Atlético, neste domingo, às 16h, no Mineirão, está cercado de expectativas por todos os lados. Quente por polêmicas nos bastidores, o duelo entre os rivais mineiros, que definirá um dos finalistas do Estadual, colocará frente a frente times em busca de afirmação em momento decisivo neste início de temporada, já que ambos também entram em campo no meio de semana pela rodada final da fase de grupos da Copa Libertadores.

Dentro das quatro linhas, as equipes compartilham momentos semelhantes. A dupla, que encerrou em alta o ano passado, ainda busca futebol mais consistente. Prova disso foi a surpreendente liderança da Caldense na primeira fase do Estadual. A Raposa ficou na segunda posição, ao passo que o Galo terminou em terceiro - a semifinal prematura é resultado deste momento irregular.

Já nos bastidores, uma guerra envolvendo os dois lados. Enquanto a equipe celeste buscava a marcação da partida para o sábado, uma vez que voltará a campo na terça-feira, pela Copa Libertadores, o time alvinegro vetou e forçou a partida para o domingo. Em resposta, o presidente Gilvan de Pinho Tavares criticou duramente a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão, e a Federação Mineira de Futebol (FMF). O Cruzeiro também acionou a Justiça Desportiva para remarcar o jogo, mas não obteve êxito.

Todos esses elementos deixam a rivalidade ainda mais acirrada e alimentam a possibilidade de um grande confronto, já que o resultado pode ter reflexo na sequência do calendário. A equipe de Marcelo Oliveira encara o Universitario, na terça-feira, no Gigante da Pampulha. Para não depender de outros resultados, uma vitória garante o Cruzeiro nas oitavas da Libertadores. Por sua vez, o Galo encara o Colo Colo, na quarta, no Independência. Os comandados de Levir Culpi se classificam com uma vitória por dois ou mais gols de diferença.

Por ter feito a melhor campanha na primeira fase, o Cruzeiro tem a vantagem do empate neste domingo. A primeira partida da semifinal, disputada no último fim de semana, no Independência, ficou em 1 a 1, com gols de Carlos e De Arrascaeta. O time celeste também poderá tirar proveito do fator casa, já que jogará no Mineirão com a ampla maioria da torcida.

Cruzeiro ofensivo e com força total em busca da vitória

Euler Júnior/EM/D.A Press


No último treinamento antes do clássico, nesse sábado, no Mineirão, o técnico Marcelo Oliveira não fez mistério e mostrou que levará a campo o que tem de melhor. As novidades na escalação ficaram por conta das laterais. Mayke dará lugar a Fabiano na direita. A intenção nessa troca é melhorar a marcação e aumentar a estatura do time. Na esquerda, Fabrício assume a vaga de Mena para dar força e ofensividade.

No banco, o treinador ganha duas importantes opções: Judivan, que estava na Seleção Brasileira Sub-20, e Marquinhos, recuperado de lesão.

O comandante celeste reclamou do calendário, mas demonstrou confiança. “Continuo achando um absurdo, desumano, jogar dois jogos em tão pouco tempo. Mas conversamos hoje a respeito, pois não vai mudar. Temos é de nos preparar, mudar uma ou outra peça se necessário e ter espírito de superação. É uma chance também de mostrarmos nosso valor e nossa gana”, destacou.

Apesar de ter a vantagem, os jogadores celestes rechaçam a hipótese de jogar defensivamente. Autor de um belo gol no primeiro duelo da semifinal, De Arrascaeta espera um Cruzeiro incisivo e que parta para cima do rival. “Uma equipe que sai pelo empate pode tomar um gol no fim da partida e acabar complicando tudo. Então temos que sair como fizemos no Independência”, avaliou.

Atlético com desfalque, mas confiante na vitória no clássico

Bruno Cantini/Atlético


Manter a invencibilidade de dez clássicos não basta ao Atlético. Um empate no jogo deste domingo culminará na eliminação do Galo na semifinal do Campeonato Mineiro. A equipe comandada por Levir Culpi necessita do triunfo para chegar à decisão do Estadual e levantar o astral do elenco para o jogo decisivo contra o Colo Colo, na quarta-feira, pela Copa Libertadores.

O único desfalque alvinegro confirmado é o zagueiro Leonardo Silva, expulso na primeira partida da semifinal. O lateral-direito Marcos Rocha, um dos pilares da equipe alvinegra, também pode ficar fora, por lesão. Caso ele não jogue, Patric deve ser o seu substituto. No meio-campo, Leandro Donizete retorna de suspensão no lugar de Josué.

O técnico Levir Culpi disse durante a semana que vai colocar em campo o que tiver de melhor. O comandante alvinegro quer que os jogadores ‘esqueçam’ o Colo Colo e mirem o foco para o clássico contra o Cruzeiro. “É um jogo especial, principalmente para a torcida. Temos que pensar bem e não temos muitos problemas. A ideia é ir com força, propor a vitória e ficar vivo no Mineiro. Quarta-feira é outra história, outro momento e situação”, comentou.

Neste domingo, Lucas Pratto deve estrear em clássicos com a camisa do Atlético. O atacante, artilheiro da equipe na temporada com seis gols, ficou fora dos dois embates que aconteceram até agora em 2015. O jogador acredita que enfrentar o rival é a melhor coisa para um jogador de futebol. “Estou ansioso para chegar domingo. É um jogo decisivo e esperamos ganhar para chegar na final. Os garotos sempre sonham em jogar futebol e, claro, os clássicos. É a melhor coisa para o jogador de futebol. Será um grande jogo e decisivo”, completou.

Cruzeiro x Atlético

Cruzeiro
Fábio; Fabiano, Leo, Paulo André e Fabricio; Willians e Henrique; Alisson, De Arrascaeta e Willian; Leandro Damião
Técnico: Marcelo Oliveira

Atlético
Victor, Patric (Marcos Rocha), Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Luan, Dátolo e Carlos; Pratto
Técnico: Levir Culpi

Motivo: segundo jogo da semifinal do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data/hora: domingo, 19/04/2015, às 16 horas
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa/SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Bruno Boschilia (Fifa/PR)

Tags: atleticomg cruzeiroec classico mineirao Atlético Cruzeiro Clássico Mineirão