None

SÉRIE D

Mineiros entram em campo pela última rodada buscando avançar na Série D

Caldense, URT e Villa Nova possuem chances reais de classificação

postado em 25/06/2017 08:00 / atualizado em 23/06/2017 14:49

Após cinco rodadas entre altos e baixos, Caldense, URT e Villa Nova decidem seu futuro na Série D do Campeonato Brasileiro neste domingo, com todos os jogos da última rodada da fase de grupos marcados para às 18h. Os mineiros chegam em alta para suas respectivas decisões, uma vez que venceram os compromissos passados. Assim, o trio tem chances reais de classificação para a segunda fase da competição.

Caldense

A reação mais notória dentre os mineiros é a da Caldense. A equipe de Poços de Caldas teve um começo irregular de Brasileirão e chegou a amargar a lanterna do Grupo A14 por algumas rodadas. Houve mudanças nos bastidores, como a saída do técnico Thiago Oliveira para a chegada de Zezito. E o ajuste surtiu efeito dentro de campo. Isso porque a Veterana venceu o RB Brasil em casa, no último fim de semana, por 2 a 0. A equipe de Campinas liderava a chave antes do duelo.

O resultado deixou a Caldense na terceira colocação, com seis pontos. O Espírito Santo, que empatou com o Boavista em casa, é o lanterna, com a mesma pontuação da Veterana. Os mineiros têm uma vitória a mais. O empate em solo capixaba deixou a equipe carioca na liderança da chave, com oito pontos, enquanto o RB Brasil, derrotado em Minas, ocupa a segunda posição, com sete pontos.

Priscila Loiola/Caldense
A Caldense decide seu futuro na Série D fora de casa, contra o Boavista, em Saquarema-RJ. A Veterana pode até terminar a primeira fase como líder do grupo, mas, além de vencer fora de casa, a equipe mineira terá que torcer por um tropeço do RB Brasil, diante do Espírito Santo, no mesmo dia e horário, em Campinas-SP. O empate não é bom negócio para a Caldense, já que leva desvantagem para o RB no saldo de gols (1 a – 3).

O técnico Zezito terá alguns problemas para enfrentar o Boavista. O treinador não vai poder contar com o lateral-esquerdo Vandinho, que sofreu uma pancada na cabeça e será preservado. O jogador já havia sofrido o mesmo problema na estreia da Série D, contra os cariocas. Já os volantes Serginho e Rodney cumprem suspensão, enquanto o atacante Uálisson Pikachu, com dores no tornozelo, foi vetado pelo departamento médico.

Assim, o time mde Poços de Caldas tentará avançar na Série D com Neguet; Jefferson Feijão, Marcão, Marcelinho e Cesinha; André Cunha, Alê e Mineiro; Glauberto, Wellington Rato e Luiz Eduardo.

URT

Dentre as equipes mineiras, o Trovão Azul é o que possui maior aproveitamento, com 60%. A agremiação de Patos de Minas teve um começo de Série D turbulento, com duas derrotas. No entanto, os comandados do técnico Rodrigo Santana emplacaram três vitórias consecutivas e assumiram a vice-liderança do Grupo A12, com nove pontos. O último triunfo foi contra o Itumbiara, em Goiás, por 1 a 0, com gol do atacante Marques.

A URT está atrás da líder Portuguesa-RJ, já classificada para a segunda fase da competição, com 13 pontos. O último triunfo da equipe carioca foi contra o Audax-SP, em casa, por 2 a 1. O time de Osasco segue sem pontuar no campeonato. O Itumbiara, com a derrota para os mineiros, agora é o terceiro colocado, com sete pontos.

Toninho Cury/AG Esporte
O Trovão Azul define seu destino na Série D diante de seu torcedor, no Zama Maciel, contra a Portuguesa-RJ, invicta na competição até o momento. Uma vitória simples da URT garante o time na segunda fase do torneio. O empate também serve para a equipe do técnico Rodrigo Santana, mas nesse caso, o Audax-SP terá que ‘segurar’ o Itumbiara, em Osasco.

Para a partida decisiva em casa, Rodrigo Santana não poderá contar com o volante Ramos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Assim, o treinador deverá promover a estreia de Jean Henrique, que chegou semana passada, vindo do Boa Esporte. Marielson, que está voltando de lesão, é outra opção. Já no ataque, Douglas Iskilo deve ser mantido como titular, já que Felipe Alves está no departamento médico. Marques, autor do gol em Itumbiara, deve começar o jogo no banco de reservas.

Desta forma, o Trovão Azul buscará a vaga na segunda fase da Série D com Juninho, Rafael Ferro, Diego Borges, Victor Salinas e Fábio Alves; Leandro, Jean Henrique (Marielson), Rafael Oller e Diogo Medeiros; Thiago Brito e Douglas Iskilo.

Villa Nova

O Leão do Bonfim assumiu a liderança do Grupo A13 no último fim de semana, ao vencer a Desportiva Ferroviária, no Castor Cifuentes, por 2 a 1. O topo da tabela confirmou a reação do Villa, que começou a competição com uma derrota e um empate.

Divulgação/Villa Nova
O Villa Nova, com oito pontos, é seguido pela Portuguesa, com sete. A Lusa está empatada com o Bangu, mas leva vantagem no saldo de gols (2 a –1). Já a Desportiva Ferroviária ocupa a lanterna, com cinco pontos. Todos ainda têm chances de classificação, mas o Leão do Bonfim, para carimbar o passaporte para a segunda a fase, terá que vencer o Bangu, em Moça Bonita, no Rio de Janeiro. Um empate também classifica o Villa, mas, caso perca, terá que torcer pela vitória da Desportiva Ferroviária, que recebe a Portuguesa, no Espírito Santo.

O técnico Ito Roque deverá optar pelo seguinte time diante do Bangu: Renan; Nequinha, Otávio, Gustavo e Marcelo; Elias, Paulo Vitor, Carrara e Bruno Moreno; Douglas e Laionel.

*sob supervisão de Daniel Seabra

Tags: seried futnacional caldense villa urt interiormg