None

AMÉRICA

Prates não vê interferência de punição em má atuação do América: 'Somos os culpados por isso'

Interino afirma que dentro de campo a responsabilidade é de atletas e comissão

postado em 16/09/2014 22:36 / atualizado em 17/09/2014 01:36

Rafael Arruda /Superesportes

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

"Nós somos os culpados pelo que aconteceu". Assim declarou o técnico interino Cláudio Prates depois da derrota do América para o Bragantino, por 2 a 0, no Independência. Naturalmente, a declaração se refere apenas ao que foi apresentado entre as quatro linhas. Para Prates, a punição aplicada ao clube por escalação irregular do jogador Eduardo, que determinou a retirada de 21 pontos, não pode ser colocada como motivo do revés desta terça-feira.

"Seria muito cômodo para mim colocar isso na conta. Sempre encarei as dificuldades e nunca encobri as coisas. Obviamente os atletas sentiram um pouco, mas não coloco a nossa atuação de hoje relacionada ao que aconteceu. Fomos razoáveis no primeiro tempo e muito mal no segundo. Agora é juntar os cacos. Estávamos esperançosos de recomeçar diante do baque que aconteceu. Nós que participamos do jogo somos culpados pelo que aconteceu", declarou Cláudio Prates em entrevista coletiva.

Existe uma grande preocupação com a péssima sequência no returno. Quatro jogos, quatro derrotas, cinco gols marcados e 12 sofridos. Até no Independência, onde o clube se mostrou forte no início da competição, os adversários fazem o que querem. O Bragantino nem ofereceu tantos perigos ao América, porém matou a partida com um gol de falta, no primeiro tempo, e outro de cabeça, na etapa final.

Mas para Cláudio Prates existem esperanças. Ele relembra as situações de Vasco e Ceará, que começaram a competição de maneira irregular e agora brigam na parte de cima da tabela. Segundo o técnico, o América precisa esquecer os desdobramentos do Tribunal e focar na reação imediata.

"Quem vive no mundo da bola, tem que saber levantar a poeira. Não há situações que não possamos reverter. Vimos situações opostas no campeonato nas quais os times que estão em cima começaram mal. E outros clubes que tiveram uma recaída muito grande. Então precisamos reunir, conversar muito com os atletas e diretoria, e ver quais pontos serão tomados", analisa.

O técnico interino ainda agradeceu ao conselho de administração, que não procurou nenhum substituto para Moacir Júnior antes da partida desta terça-feira. Alguns nomes foram citados, como os de Givanildo Oliveira, Adilson Batista, Doriva e Sidney Moraes. Entretanto, negociações não foram confirmadas por dirigentes, até mesmo pelo instável momento do Coelho dentro e fora de campo.

"Pedi à diretoria para não tomar nenhuma atitude antes dessa partida e eu fico feliz por eles terem confiado. Sou bem sincero com vocês. Havia uma bomba na mão da diretoria e passou para os jogadores. Quem tem de resolver dentro de campo, somos nós. O nosso presente é recuperar o presente, recuperar a autoestima e conquistar a recuperação", finalizou Cláudio Prates, que tende a ser mantido para o jogo de sábado, contra o Vila Nova-GO, em Goiânia, pela 24ª rodada. Se o América não conseguir efeito suspensivo nesta quarta-feira, o Serra Dourada receberá confrontos de lanternas da Segunda Divisão.