None

AMÉRICA

A sete pontos do paraíso

América vence Oeste fora de casa e volta a sonhar com acesso à Série A

postado em 22/10/2014 11:00 / atualizado em 22/10/2014 08:45

Estado de Minas /

JOSE LUIS SILVA/AGIF/ESTADãO CONTEúDO
O sonho de retornar à elite do futebol nacional pode ser distante para o América, mas a equipe tem feito sua parte nas últimas rodadas e mostrado bom futebol sob o comando do técnico Givanildo Oliveira. Ao vencer o Oeste por 3 a 1, ontem à noite, em Itápolis, o Coelho chegou a 45 pontos, a sete do Avaí, que limita a zona de classificação à Série A. Para continuar em ascensão, o time mineiro precisa manter o ritmo e dar sequência aos resultados positivos, a começar pelo jogo contra o América-RN, na sexta-feira, às 19h30, no Independência.

 

Foi a quinta vitória alviverde como visitante na Série B do Campeonato Brasileiro. Em sua quarta passagem pelo time, Givanildo Oliveira vem sabendo administrar os problemas e ainda não perdeu – foram quatro vitórias e três empates, com aproveitamento de 71,4%. Se não tivesse perdido seis pontos no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela escalação irregular do lateral Eduardo, a equipe estaria bem perto da zona de elite.

 

Contra o América-RN, o Coelho terá reforços. Givanildo continua aguardando a recuperação do armador Renan Oliveira, em fase final de tratamento de edema na coxa direita. Com problema no púbis, o lateral Elsinho não tem previsão de retorno às atividades no CT Lanna Drumond. Livres de suspensão, o volante Leandro Guerreiro e o atacante Obina reforçam a equipe.

Em Itápolis, o América sentiu dificuldades devido ao péssimo estado do gramado no estádio. Autor do primeiro gol, o armador Tchô valorizou os três pontos como visitante: “Apesar de o campo ser ruim, conseguimos trocar passes em profundidade. Tive a felicidade de acertar um chute de fora da área, depois de várias tentativas. A equipe vem jogando bem, mas precisamos manter a sequência para continuar buscando as primeiras posições”.

 

VOLUME DE JOGO A virtude do América foi o bom volume de jogo, sabendo controlar o nervosismo, o ímpeto adversário e a posse de bola na maior parte do confronto. No início, o Coelho até encontrou certa dificuldade para se adaptar ao campo ruim. Chegou a errar seguidos passes e a levar uma bola na trave, em cabeçada de Everton Dias, mas aos poucos melhorou. O armador Tchô foi de vilão a herói em poucos minutos. Depois de errar diversos passes e desperdiçar ótima chance, o ex-atleticano arriscou de fora da área e acertou belo chute, no ângulo esquerdo de Anderson.

 

Na etapa final, o time mineiro levou o empate no primeiro lance de perigo do Oeste. Depois de falta cobrada na direita, o goleiro João Ricardo espalmou e Lelê pegou de primeira para igualar o placar. No entanto, o Coelho não se abateu. O segundo gol saiu depois de contra-ataque iniciado por Gilson. A bola chegou a Willians, que chutou forte, no ângulo. No fim, o Oeste pressionou ao máximo, mas quem riu por último foi o time americano. Nos acréscimos, o próprio Willians aproveitou falha da defesa paulista para marcar o terceiro e selar o placar.

 

Oeste 1 x América 3


Oeste
Anderson; Éverton Dias, Halisson, Daniel Gigante e Dênis; Leandro Melo, João Denoni (Pablo 34 do 2º), Ramires e Lelê; Reis (Cristiano 21 do 2º) e Wagninho (Jeferson Paulista, intervalo)
Técnico: Roberto Cavalo


América
João Ricardo; Pablo, Adalberto, Vitor Hugo e Raul; Magrão (Tiago Santos 19 do 2º), Andrei Girotto, Tchô (Doriva 46 do 2º), Gilson e Willians; Júnior Negão (Mancini 32 do 2º)
Técnico: Givanildo Oliveira


Estádio: Dos Amaros
Gols: Tchô 28 do 1º; Lelê 2 e Willians 9 e 48 do 2º
Árbitro: Pathrice Wallace Correa Maia (RJ)
Assistentes: Jackson Massarra dos Santos e Luiz Antônio Muniz de Oliveira (RJ)

Pagantes: 363
Renda: R$ 5.575

 

Ponte cada vez mais líder
Com gol de Romão no primeiro tempo, o Boa derrotou o Náutico por 1 a 0, em Varginha, e subiu para a sexta posição da Série B, com 47 pontos, cinco a menos do que o Avaí e dois à frente do América. A líder é a Ponte Preta, com 60, que bateu justamente o Avaí por 3 a 1, em Campinas, ficando próxima do acesso à elite nacional. Graças a três gols de Edigar Júnio, o Joinville goleou o ABC por 3 a 0, na Arena Joinville, e se isolou na vice-liderança, com 57. Já o Vasco tropeçou pela segunda vez consecutiva no Nordeste. Depois de perder para o Santa Cruz, a equipe carioca foi derrotada pelo América-RN por 2 a 0, na Arena das Dunas, gols de Rodrigo Pimpão e Isac. Os cruz-maltinos aparecem com 54 pontos, seis atrás da Ponte. Demais resultados: Paraná 1 x 0 Portuguesa, Sampaio Corrêa 3 x 0 Bragantino e Icasa 2 x 1 Ceará e Atlético-GO 3 x 0 Luverdense.