None

SÉRIE B

América vira sobre o Criciúma e conquista primeira vitória na Série B do Brasileiro

Coelho precisou de muita luta para alcançar o triunfo em Santa Catarina

postado em 26/05/2017 21:10 / atualizado em 27/05/2017 09:53

Carlos Cruz/América
Foi difícil, suado e debaixo de muita chuva. Depois de deixar pontos pelo caminho nas duas primeiras rodadas – nos empates contra Náutico e Goiás –, o América finalmente conquistou sua primeira vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. E foi de virada, por 3 a 1. Com gols de Ruy, Renan Oliveira e Bill, o Coelho triunfou sobre o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, e deixou o técnico Deivid, do Tigre, em situação delicada com três derrotas em três jogos disputados. Zé Roberto fez para os donos da casa.

O América sofreu um gol de pênalti, logo aos dois minutos da segunda etapa. O atacante Zé Roberto bateu bem, deslocou João Ricardo e abriu o placar da partida. Mas o Coelho tinha feito um bom primeiro tempo e não merecia voltar a Belo Horizonte sem pontos. Com as boas alterações feitas pelo técnico Enderson Moreira – colocou Renan Oliveira, Hugo Cabral e Mike –, a equipe mineira se impôs e foi em busca da virada. Vitória que dá moral para a sequência do time.

O América terá mais uma semana de preparação para a próxima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Coelho volta a Belo Horizonte, onde recebe o Paysandu, às 19h15 de sexta-feira, no Independência. Já o Criciúma vai até Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, onde enfrenta o Luverdense, às 16h30 do sábado, no Municipal Passo das Emas.



O jogo – América e Criciúma entraram em campo para buscar uma reação. O Coelho perdeu duas chances de vitória nas rodadas iniciais e acabou amargando empates com Náutico e Goiás. Já o Tigre veio de duas derrotas – Santa Cruz e Oeste – e estava pressionado pelo seu torcedor.

Na primeira etapa, mesmo com muita chuva no Estádio Heriberto Hülse, as duas equipe fizeram um duelo franco, com boas chances para os dois lados e contragolpes armados rapidamente – especialmente em cima de falhas defensivas.

Com o meio-campo congestionado, América e Criciúma espelhavam seus jogos e tentavam chegar pelos lados do campo. Assim, aos 19', Douglas Moreira aproveitou falha de Rafael Lima e saiu na cara de João Ricardo. A finalização do meio-campista explodiu no peito do goleiro. Cinco minutos depois, ele salvou o Coelho mais uma vez em cabeçada de Rafael Silva.

Do outro lado, o América também levava grande perigo e esteve perto de marcar em pelo menos três oportunidades. Luiz fechava o gol adversário. Aos 28' e 40', com Felipe Amorim. Na primeira, em chute de fora que passou perto. Na segunda, pegando uma sobra na área e dando trabalho ao goleiro do Tigre. Luan, aos 33', também tentou de fora e obrigou o arqueiro do Tigre a espalmar para o lado.

O segundo tempo começou com uma ducha de água fria no Coelho. Logo aos dois minutos, em falta cobrada para a área, Luan bateu o braço na bola, e o árbitro Rodrigo Raposa apontou a marca do pênalti. Zé Roberto deslocou João Ricardo e abriu o placar para o Criciúma. 1 a 0.

Depois do gol, o Criciúma atrasou toda a sua linha de marcação e passou a se defender já em seu campo para tentar matar o jogo em contra-ataques. O América mantinha a posse de bola, mas não conseguia boas oportunidades – pecava no último passe ou precipitava nas finalizações.

Com o passar do tempo, o Coelho encurralou o rival, que bloqueava como podia e cedia à pressão em escanteios. Dessa forma, aos 29', Renan Oliveira perdeu chance incrível já na pequena área. Um minuto depois, o Coelho conseguiu o empate. Ernandes lançou Ruy, que driblou o goleiro Luiz ainda na intermediária e tocou para as redes. 1 a 1.

A pressão alviverde deu resultados. Acuado, o Criciúma não conseguia encaixar os contra-ataques e se defendia como dava. A redenção do Coelho veio aos 42', com Renan Oliveira. O meia saiu do banco aos 23', entrou na vaga de Felipe Amorim e aproveitou rebote de Luiz para marcar. 2 a 1. Ainda havia tempo para o América ampliar. Em boa chegada pela esquerda, Hugo Cabral partiu para cima do zagueiro e sofreu pênalti. Bill bateu no canto e deu números finais à partida. 3 a 1.
Divulgação


CRICIÚMA 1 x 3 AMÉRICA

Criciúma
Luis, Diogo Matheus, Rafael Silva, Diego Giaretta e Marlon; Barreto (Ricardinho), Douglas Moreira e Jocinei (Erick Flores) (Alex Maranhão); Caio Rangel, Fabinho Alves e Zé Roberto
Técnico: Deivid

América
João Ricardo, Norberto, Rafael Lima, Messias e Ernandes; Gustavo Blanco, Zé Ricardo e Ruy (Mike); Luan (Hugo Cabral), Felipe Amorim (Renan Oliveira) e Bill
Técnico: Enderson Moreira

Gols: Zé Roberto, aos 3' do 2ºT (Criciúma); Ruy, aos 30' do 2ºT, Renan Oliveira, aos 42' do 2ºT, e Bill, aos 47' do 2ºT (América)
Cartões amarelos: Jocinei (Criciúma); Norberto, Ernandes, Gustavo Blanco e Messias (América)

Motivo: 3ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Público: 2.075
Renda: R$ 38.870,00
Data e horário: 26 de maio (sexta-feira), às 19h15
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (CBF-DF)
Assistentes: Ciro Chaban Junqueira  (CBF-DF) e Daniel Henrique da Silva Andrade (CBF-DF)

Tags: criciumasc interiormg serieb coelho américa