None

SANTA CRUZ

Em jogo tenso, no Arruda, Santa Cruz e Sport empatam em 1 a 1 e seguem invictos no ano

Leão abriu o placar no fim do primeiro tempo, com Diego Souza; com um a menos após expulsão de André Luís, Tricolor empatou no começo do segundo

postado em 18/02/2017 18:40 / atualizado em 18/02/2017 19:42

Peu Ricardo/Esp. DP
O primeiro Clássico das Multidões de 2017 foi quente como se imaginava, mas foi pobre em nível técnico. Neste sábado, em um jogo repleto de tensão, no Arruda, o maior lampejo de qualidade ficou por conta Diego Souza. O meia do Sport abriu o placar no fim do primeiro tempo. Mesmo com um jogador a menos após a expulsão de André Luís, o Santa Cruz não se entregou. Empatou no começo do segundo, com Halef Pitbull. O 1 a 1 pelo hexagonal do Campeonato Pernambucano, pelo menos, garante tricolores e rubro-negros ainda invictos na temporada.

Os ânimos do jogo estiveram à flor da pele antes mesmo do apito inicial. A caminho do estádio, o ônibus do Sport foi alvejado por pedras e garrafas e acabou tendo três vidros quebrados. De dentro dele, o atacante Paulo Henrique postou no Instagram um vídeo com Everton Felipe, o pivô do acirramento do clássico e que estendeu na publicação as suas provocações ao lembrar que “o Santa é Série B”, com os dedos em “V” à mostra. Antes, o lateral esquerdo coral Roberto colocou na mesma rede social uma foto em que, rispidamente, dividia um bola com Everton no penúltimo duelo entre os times, no ano passado. “Clássico é diferente”, escreveu como legenda.

E este Clássico das Multidões foi mesmo. Com menos de um minuto de jogo, o atacante Leandro Pereira já acertou um chute em Jaime, já caído. Recebeu cartão amarelo. Ficou barato. Foram mais sete cartões amarelos distribuídos ao longo da partida, um vermelho e o duelo contou ainda com a expulsão dos dois treinadores. O jogo era nervoso, com direito a objetos jogados no campo (e em Everton Felipe) pela torcida, além de trocas de xingamentos entre os jogadores dos dois times. A qualidade do futebol, por outro lado, era baixíssima.

Sem  contar com o machucado Léo Costa, o Santa mostrou até certa organização. O Sport, porém, tinha uma marcação ajustada. Esteve com a bola nos pés por mais tempo que o adversário, só que não conseguia finalizar. Mas contava com um jogador que faz a diferença. Não em provocações. Dentro campo. Já aos 40 minutos do primeiro tempo, Diego Souza teve espaço e acertou um chutaço de esquerda, de fora de área: 1 a 0. Imitou um Leão na comemoração do gol.


Segundo tempo

Os técnicos Vinícius Eutrópio e Daniel Paulista reclamaram com o árbitro Sebastião Rufino Filho no intervalo. No segundo tempo, sem os comandantes nos bancos de reservas, o clima seguiu tenso na partida. Com dois minutos, André Luís simulou um pênalti, recebeu o segundo cartão amarelo, seguido do vermelho, e deixou o Santa com um atleta a menos.

Diante de um Tricolor com dez jogadores em campo e na desvantagem no placar, o Rubro-negro tinha tudo para ter controle do jogo na etapa final. Samuel Xavier chegou a fazer um gol, não validado por causa de impedimento. Mas o Santa foi cirúrgico. Não assumiu riscos e aguardou um cochilo da defesa leonina. Halef Pitbull empatou depois de Thomás ter errado a finalização na grande área, aos 14. Não poderia ser diferente. Halef imitou um Pitbull na comemoração do gol.

Por muitos momentos do jogo, a equipe coral superou a expulsão e chegou a igualar as ações com o Sport. Ronaldo Alves evitou que um chute forte de David fosse na direção de Magrão. Orquestrado por Diego Souza, os leoninos até tentaram a vitória nos últimos minutos. Sem sucesso. Inteligente, o Santa começou a fazer “cera” e gastar o tempo até o apito final.

Santa Cruz
Julio Cesar; Vitor, Jaime, Bruno Silva e Roberto; Elicarlos (Wellington Cézar), David, André Luís e Thomás (Thiago Primão); Everton Santos e Halef Pitbull (William Barbio). Técnico: Vinícius Eutrópio.

Sport

Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Durval e Mansur; Rithely, Ronaldo (Rodrigo), Everton Felipe (Lenis), Diego Souza e Rogério; Leandro Pereira (André). Técnico: Daniel Paulista.

Estádio: Arruda (Recife-PE). Horário: 16h30. Árbitro: Sebastião Rufino Filho (PE). Assistentes: Marlon Rafael Gomes de Oliveira (PE) e Bruno César Chaves Vieira (PE). Gols: Diego Souza (40’ do 1T, Sport), Halef Pitbull (14’ do 2T, Santa) Cartões amarelos: Thomás, Halef Pitbull, André Luís, Julio Cesar e Wellington Cézar (Santa Cruz); Leandro Pereira, Ronaldo, Rogério (Sport). Cartão vermelho: André Luís (Santa Cruz). Público: 12.408. Renda: 135.830,00.