None

SPORT

Sport encara Botafogo em duelo que marca um mês de Ney Franco no comando do time

Em oito partidas no comando do rubro-negro pernambucano, sete por mata-matas, treinador obteve cinco vitórias, um empate e duas derrotas

postado em 26/04/2017 08:30 / atualizado em 26/04/2017 18:14

Rafael Martins/Esp. DP
A partida desta quarta-feira, contra o Botafogo, no estádio Nilton Santos, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, fecha o primeiro mês de trabalho do treinador Ney Franco a frente do Sport. Trinta dias intensos. Contratado em 27 de março, após a decisão da diretoria de afastar o técnico Daniel Paulista, que voltou a ser auxiliar, o novo comandante leonino conseguiu, em um curto espaço de tempo, conciliar os bons resultados do antecessor com um futebol mais convincente. Tudo isso tendo pela frente praticamente apenas decisões. Dos oito compromissos da equipe sob o seu comando, sete foram em jogos de mata-mata. O desta noite é mais um.

E nesses oito jogos com Ney Franco, o Sport acumulou cinco vitórias, um empate e duas derrotas, um aproveitamento de 66,6%. Rendimento bom, mas curiosamente, inferior ao obtido por Daniel Paulista na temporada, que era de 70,4% quando deixou o cargo. Porém, são outros números que dão força ao treinador em seu primeiro mês de trabalho. Com Ney Franco, a média de gols da equipe saltou de 1,77 (32 gols em 18 jogos) para 2,12 por partida. Desses, seis foram oriundos de bolas paradas, um dos defeitos do Sport com Daniel Paulista. Com o atual assistente técnico, foram apenas dois desta forma.

E um dos principais responsáveis por essa evolução foi um prata da casa que só passou a ter espaço no Sport com a chegada de Ney Franco. Aposta do treinador, o volante Fabrício não demorou para se tornar titular absoluto da equipe, sendo inclusive um dos cobradores oficiais de falta, com direito a gol (contra o Danúbio, pela Sul-Americana) e assistência (diante do Náutico, na semifinal do último domingo, pelo Estadual). 

Além disso, com Fabrício no time, Rithely passou a atuar de forma mais avançada, crescendo de produção, tanto do ponto de vista individual, como coletivo. Diego Souza se transformou em um jogador de múltiplas funções, atuando tanto de meia, quanto de atacante. E outro garoto também surgiu como promessa. No caso, o atacante Juninho, que apesar de ainda não ter assegurado a sua vaga na equipe, se transformou no artilheiro da era Ney Franco com cinco gols em cinco partidas.

Contra o Botafogo, primeiro time de Série A a desafiar o Sport em 2017, Ney Franco tem a chance de repetir pela primeira vez a escalação da equipe. Ainda sem poder contar com os zagueiros Ronaldo Alves e Henríquez, ambos se recuperando de problemas físicos, a tendência é que o treinador mande a campo a mesma formação que começou o clássico contra o Náutico, na Arena de Pernambuco. Repetição em busca de um feito que o treinador ainda não conseguiu a frente do Sport. Vencer fora de casa. Nos três jogos longe da Ilha do Retiro sob a sua batuta, o Leão acumula duas derrotas (Campinense e Joinville), além do empate diante dos alvirrubros.

Trinta dias com Ney Franco

Jogos 
Campinense 3x1 Sport
Sport 3x1 Campinense
Sport 3x0 Danubio
Central 1x3 Sport
Sport 2x1 Joinville
Sport 3x2 Náutico
Joinville 2x1 Sport
Náutico 1x1 Sport

66,6%
Aproveitamento

*Nesse período, o Sport empatou com o Salgueiro por 2 a 2, mas com um time sub-20 comandando pelo técnico Júnior Câmara.
 

Ficha do jogo

Botafogo
Gatito Fernandez; Fernandez, Joel Carli, Emerson Silva e Victor Luís; Rodrigo Lindoso, Dudu Cearense, João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura. 

Sport
Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Durval e Mena; Fabrício, Ronaldo e Rithely; Diego Souza, André e Rogério. Técnico: Ney Franco.

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ). Horário: 21h45. Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC). Assistentes: Kleber Lucio Gil (Fifa SC). Neuza Ines Back (Fifa-SC)