None

NATAÇÃO

Em fase incrível, pernambucana Etiene Medeiros bate mais um recorde sul-americano

Nadadora conquistou o ouro e o recorde, neste sábado, nos 50m livre

postado em 20/12/2014 18:02 / atualizado em 20/12/2014 19:57

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Satiro Sodre/CBDA/Divulgação
A pernambucana Etiene Medeiros está mesmo incansável. A temporada está chegando ao fim, mas ela continua batendo recordes. Após alcançar o topo mundial, com o melhor tempo do ano nos 50 metros costa (piscina longa), neste sábado, na disputa do torneio Open de Natação, no Rio de Janeiro, ela conquistou o ouro, com direito a recorde sul-americano nos 50 metros livre. O tempo dela foi de 24s74.

Etiene Medeiros já havia conseguido índice para o Mundial de Kazan na prova dos 50m livre, mas melhorou a marca ainda nas eliminatórias, disputadas pela manhã, no clube Botafogo. Ela nadou em 24s99, mesmo tempo que fez no Pan-Pacífico, no Japão.

"Essa prova está fazendo parte do meu programa. Estou focando muito ela. Tem muita gente falando em prova olímpica, não olímpica e acho que agora deu pra ver que ela já é uma realidade. Foi um bom resultado, mas a tarde vou ver se nado pra baixar o recorde sul-americano. Espero que seja contínuo nadar abaixo de 25s", comentou a pernambucana, pela manhã, antes de disputar a final.

Na sexta-feira, Etiene fez história. Na prova dos 50m costas, ela fez a melhor marca do ano no mundo, 27s37 (também recorde sul-americano), superando a chinesa Yuanhui Fu (27s51). Para se ter uma ideia, a pernambucana ficou a apenas 31 centésimos do recorde mundial, que é de outra chinesa, Jing Zaho (27s06). Nunca na história uma brasileira havia ficado em primeiro lugar no ranking mundial em piscina longa.

A MELHOR

Etiene Medeiros também foi a mais atleta mais premiada do Open. Os dois melhores índices técnicos foram dela, pelos 50m costas e pelos 50m livre, nesta ordem. E com dois recordes sul-americanos foi também a atleta mais eficiente, totalizando 187 pontos para o seu clube em provas individuais.