None

HANDEBOL

Equipes pernambucanas iniciam disputa de novo modelo da Liga Nacional de handebol

Na competição, representando o estado, estarão o Clube Português/Aeso, com times no masculino e feminino, e o Santa Cruz/BPE, apenas entre as mulheres

postado em 25/08/2016 21:08 / atualizado em 25/08/2016 21:21

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Hesiodo Goes/Divulgação
Nesta sexta-feira, um projeto que pode dar uma nova cara ao handebol brasileiro tem início. A nova Liga Nacional deixa de ser realizada apenas entre clubes do Sul/Sudeste do país para englobar equipes de todas as regiões. Embora a primeira fase seja regionalizada, mais à frente, em outubro, haverá uma etapa única, entre as melhores classificadas de todo os Brasil. Nessa história, Pernambuco pode ter lugar de destaque. Na disputa, representando o estado, estarão o Clube Português/Aeso, com times no masculino e feminino, e o Santa Cruz/BPE, apenas entre as mulheres.

A fase regional da Liga Nacional começa hoje. No masculino, 15 clubes estão na disputa. Nesta primeira etapa, as equipes são divididas em quatro grupos, nos quais duas se classificam à etapa seguinte. Os oito são novamente divididos em duas chaves, com o campeão de cada uma delas indo à fase nacional da competição. O Clube Português/Aeso estreia hoje, às 19h, contra o Grêmio Cief, da Paraíba.

No feminino, são sete equipes participantes, divididas em uma chave com quatro e outra com três. Clube Português/Aeso e Santa Cruz/BPE estão juntas, ao lado HCP-PB. Dois clubes de cada grupo passam à fase seguinte, quando será disputado um quadrangular. Os dois primeiros colocados vão à etapa nacional. O Tricolor será o primeiro a estrear, às 17h30, diante do HCP. Amanhã, haverá o encontro entre os dois pernambucanos, às 17h. Todos os jogos serão realizados na Vila Olímpica de João Pessoa, na Paraíba.

Os times
Para estrear bem na Liga Nacional, o Clube Português/Aeso investiu na contratação de dois reforços de peso. O armador Gil Vicente veio do Vasco da Gama e deve ser o principal nome da equipe do técnico Felipe Rêgo Barros na competição. Com passagens na Seleção Brasileira e e eleito melhor do mundo no beach handebol por três temporadas, ele chega para comandar o grupo. Além dele, também foi contratado o armador Artur Medeiros, que estava no Pinheiros.

"Esses dois chegam para melhorar a qualidade do elenco, que já é muito boa. Temos um grupo experiente e acostumado a ser campeão. Além disso, temos algumas revelações que têm tudo para despontar na Liga, como os pontas Pedro Bandeira e Cayo Lucas, que vieram da base. Acredito que vamos estar entre os dois primeiros colocados que vão para a fase final da competição", afirmou o técnico Felipe Rêgo Barros.

No feminino, os lusos conseguiram manter a mesma base que conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa do brasil, no primeiro semestre deste ano. Além disso, quem vai estar à frente do time é Cristiano Rocha, considerado um dos melhores treinadores do Brasil na atualidade. Ele, inclusive, estava na comissão técnica da Seleção Brasileira durante as Olimpíadas. "Vamos entrar na Liga para sermos campeões. Não tenho dúvida que o nosso elenco é qualificado para isso. Mantivemos todas as campeãs, e isso já ajuda bastante, pois elas já jogam juntas há pelo menos quatro temporadas, demonstrando um grande entrosamento em quadra. Em competições de tiro curto, como nesta primeira fase, isso é muito importante, pois não tem tempo de corrigir as coisas durante as rodadas", afirmou o treinador.

Após a disputa do primeiro turno, os times retornam para suas cidades para se prepararem para a outra metade desta primeira fase, que será disputada nos dias 7, 8 e 9 de outubro. A fase final também vai acontecer em outubro, mas as datas ainda não estão definidas.