None

NATAÇÃO

Julia Goes é a única nadadora a medalhar por Pernambuco no Troféu Chico Piscina

A atleta levou bronze e estava entre os 24 nadadores da delegação estadual

postado em 16/10/2017 18:33 / atualizado em 17/10/2017 09:24

Gabriel Melo / Esp. DP
As águas da cidade de Mococa deram sorte para a pernambucana Julia Goes. Em sua primeira participação no Campeonato Internacional Troféu Chico Piscina, em São Paulo, a nadadora do Sport foi a única a medalhar por Pernambuco. Levou o bronze nos 100 metros costas feminino infantil no tempo final de 1m8s03. Na prova dos 50 metros livre da mesma categoria, ficou em sexto lugar. A competição que começou no dia 12 de outubro e terminou no sábado, reuniu 364 atletas, sendo 296 nadadores brasileiros, vindo de 11 estados e 68 de Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai. Ao todo, 25 pernambucanos participaram das provas na cidade paulista. 

Julia comentou sobre seu desempenho no Chico Piscina. Para a nadadora, o importante foi conseguir ser uma boa representante pernambucana. “Eu fui a única a chegar na final. Cheguei nas duas provas dos 50 metros livre e 100 metros costas. Foi uma experiência incrível para ser uma primeira competição internacional. Eu tô muito feliz, principalmente por ser a única do estado a levar o bronze. Sadler me deu confiança e fico feliz em retribuir. Agora é só comemorar”, disse com entusiasmo a atleta rubro-negra. 

O fato de não ter levado o ouro não desmotivou Julia. Uma das dificuldades para alcançar o lugar mais alto do pódio foi na qualidade de preparação para competições do nível do Mococa. A nadadora acredita que isso é decisivo quando está em disputa. “É complicado. Quando não se tem boas condições fica difícil competir, por exemplo, com as meninas de lá do sul. Dever ser por causa da estrutura e da maneira de se preparar para as provas. Não falo dos outros países porque achei elas bem fracas, mas as do sul mesmo”, explicou a nadadora. 

Apoio familiar

Os pais de Julia Goes acompanharam a atleta pernambucana ao Chico Piscina. Um dia antes da viagem, conseguiram juntar dinheiro para arcar com suas passagens. Sempre que pode, a mãe de Julia, Josy Santos, fica ao lado da filha, junto com o pai da nadadora, Luiz Goes. Apesar de não carregar a medalha de ouro, Josy analisou a participação de Julia como um grande momento em sua carreira esportiva. “Para mim ela fez uma participação excepcional, principalmente com essa idade. Conseguir pegar um pódio pela primeira vez em uma competição internacional é incrível. Estou muito feliz pela minha filha e ela vai longe como nadadora”, disse sorrindo a mãe de Julia. 

Sobre a ida para a Bolívia, a falta de dinheiro ainda bate na porta de Julia. Seus pais já estão articulando meios para garantir sua vaga. “Ainda não temos um apoio definido. Ela está subindo de nível e o atleta precisa de um suporte diferenciado. Todo mundo sabe que vai aumentando o nível da competição, vamos precisando de outro tipo de estrutura. Estamos correndo atrás de apoio, mas não nego que é bem complicado”, explicou a mãe de Julia, Josy Santos.  

A preparação de Julia pós-Mococa

Menos de um dia após o Troféu Chico Piscina, Julia já pensa no tão sonhado ouro internacional. A atleta está focada no Sul-Americano, que acontece em dezembro na Bolíva. A pernambucana teve a chance de conhecer o país boliviano quando foi convocada para a Copa Pacífico, que aconteceu em julho, no mesmo país, mas teve que abdicar da sua participação por não ter condições financeiras.
 
Agora, ela vai tem a possibilidade de alcançar o seu objetivo. "Consegui a vaga nos Jogos Escolares da Juventude depois de duas medalhas de prata. Não deu para ir antes, mas agora vamos ver como vamos juntar dinheiro. Estamos focados nisso e eu nos meus treinos que começam essa semana", comentou a nadadora que participou na edição dos Jogos Escolares,  no mês de setembro deste ano, em Curitiba. 

Próximo objetivo

Após a conquista do bronze, Julia tem uma agenda repleta de competições para fechar o ano. Três torneios estão na mira da atleta. Na programação de novembro, os Jogos Escolares da Juventude que acontece entre os dias 17 a 19, em Brasília. No mês de dezembro, mais dois campeonatos. O Sul-Americano Escolar que acontece no dia 2 a 6 em Cotchabanba, na Bolívia e o Torneio Open CBDA - Correios, nos dias 06 a 09, no Rio de Janeiro. 

Resumo da Atleta

Recordes
19 recordes em campeonatos
2 Recordes Rec PE de categoria
 
Campeonato Internacional
1 participação
1 medalha de bronze

Campeonatos Nacionais
23 participações
1 medalha de ouro
5 de prata
4 de bronze
 
Campeonatos Estaduais
175 participações
129 medalhas de ouro
24 medalhas de prata
6 medalhas de bronze