None

SÉRIE D

Pernambucanos conhecem adversários no Brasileiro da Série D 2017, maior da história

América, Central e Serra Talhada serão os clubes representantes do estado

postado em 09/03/2017 20:13 / atualizado em 09/03/2017 20:27

Fernando Torres / CBF / Divulgação
A maior edição do Campeonato Brasileiro da Série D está estruturada e teve divulgada nesta quinta-feira a disposição dos grupos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O torneio foi ampliado para este ano, saltando de 40 para 68 clubes representantes dos 26 estados e do Distrito Federal - apenas quatro conquistarão acesso à Série C 2018. Pernambuco tem direito a três vagas determinadas ainda pelo Estadual de 2016 e será representado por América, Central e Serra Talhada. Todos enfrentarão equipes nordestinas nas primeiras fases do torneio.

Em sua segunda participação no Nacional, o Mequinha enfrentará uma chave com equipes de destaque recente no cenário regional. O Guarani de Juazeiro-CE foi responsável por eliminar o Náutico da Copa do Brasil, enquanto Globo-RN e Parnahyba-PI realizaram campanhas promissoras na última edição.

Clube com melhor estrutura entre os pernambucanos, a Patativa tem pela frente a chave, em tese, mais favorável contra três clubes de menor expressão na região: Sousa-PB, Coruripe-AL e Juazeirense-BA. Entretanto, os três adversários acumulam participações recentes no novo modelo da Copa do Nordeste e, de certa forma, contam com uma relativa bagagem de confrontos regionais. Destaque para a Juazeirense, que esteve perto do acesso na última Série D e disputa o seu segundo Nordestão consecutivo.

Rebaixado no Pernambucano da atual temporada, o Serra Talhada será o time com maior desafio pela frente. Logo de cara, na estreia, terá a dura missão de enfrentar o Campinense-PB, sempre forte em confrontos regionais - fato evidenciado pelo título do Nordestão de 2013, além do vice na última temporada. Itabaiana-SE e Fluminense-BA completam a chave.

Grupo F
Guarani-CE
América-PE
Parnahyba-PI
Globo-RN

Grupo G
Sousa-PB
Central-PE
Coruripe-AL
Juazeirense-BA

Grupo H
Itabaiana-SE
Fluminense-BA
Serra Talhada-PE
Campinense-PB