None

FUTEBOL DO DF

Tabela do Candangão é sorteada em meio a briga no tapetão por vaga na Copa Verde

Fórmula da competição define que nas quartas e nas semifinais as equipes de melhor campanha atuarão pelo empate no placar agregado, sem disputa de pênaltis. Torneio começa em 20 de janeiro

postado em 16/10/2017 20:36 / atualizado em 16/10/2017 20:58

Hugo Goncalves/Esp.CB/D.A. Press

Em mais uma etapa dos preparativos para o campeonato candango 2018, a segunda reunião arbitral, realizada ontem, definiu a fórmula da competição. A primeira fase continua com 11 rodadas em pontos corridos. Os oito melhores avançam para as quartas de final. Não ocorrerão disputas de pênaltis nas quartas e nas semifinais. As equipes com melhor campanha na etapa inicial terão a vantagem de atuar pelo empate no placar agregado. Apenas na final poderá haverá definição nas penalidades máximas.

A tabela foi definida por sorteio, com os seis mais bem colocados de 2017 no Pote A. Já no Pote B, estavam os outros seis clubes, incluindo os dois promovidos da segunda divisão. As equipes do Pote A jogarão seis partidas em casa, contra cinco dos demais participantes. A Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) será responsável pelos gastos com ambulâncias e arbitragem em todas as partidas.

Em 2018, a distribuição das vagas para a Copa do Brasil e a Copa Verde segue o mesmo modelo que o Candangão deste ano. Campeão e vice se classificam para o torneio nacional, enquanto terceiro e quarto colocados competem no regional. O campeonato tem início em 20 de janeiro. As finais serão em 31 de março e 7 de abril, no Mané Garrincha. Os mandos de campo serão definidos por sorteio.

Imbróglio


O Candangão 2018 está em preparação, mas a edição deste ano rende impasse. Brasiliense e Ceilândia, campeão e vice, respectivamente, têm direito às vagas na Copa do Brasil do ano que vem, mas querem também lugares na Copa Verde, como determinava o regulamento de 2016. Neste ano, mudaram as regras e ficou definido que o terceiro e o quarto colocados seriam os contemplados com as vagas na Copa Verde — no caso, Paracatu e Sobradinho, respectivamente. Brasiliense e Ceilândia afirmam que não foi respeitada a regra de que a fórmula de disputa de uma competição tem que se repetir na íntegra por dois anos consecutivos.

“O Brasiliense está entrando na Justiça alegando que o regulamento não obedeceu essa regra, mas é a Justiça que vai decidir quem está certo”, afirma Daniel Vasconcelos, novo presidente da FFDF.

“Não entramos (na Justiça para reivindicar a vaga), mas estamos querendo. Estamos conversando com a federação sobre isso”, rebate Paulo Henrique Lorenzo, gerente de Futebol do Brasiliense.

 

 

Eu acho imoral eles desejarem uma vaga que eles concordaram em ser do terceiro e do quarto colocados”

Túlio Guerreiro, presidente do Sobradinho, sobre a classificação à Copa Verde


 

Túlio Guerreiro, presidente do Sobradinho, criticou a postura dos dirigentes adversários. “Primeiro, eu acho imoral eles desejarem uma vaga que eles concordaram em ser do terceiro e do quarto colocados. Mas se o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) tiver decência, isso aí já está decidido. Fica a pergunta: será que o regulamento discutido hoje (ontem) vai ser cumprido?”, questionou o ex-volante do Botafogo.

Em outubro 2016, a Conmebol anunciou que os campeões da Copa Verde e da Copa do Nordeste não teriam mais uma vaga na Copa Sul-Americana — as vagas foram transferidas para o Brasileirão. Isso diminuiu o interesse dos times em disputar as competições regionais. No mês seguinte, veio a compensação. A CBF anunciou que os campeões da Copa Verde e da Copa do Nordeste de 2017 terão vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil 2018.

 

*Estagiário sob a supervisão de Cida Barbosa

Tabela


1ª rodada

Brasiliense x Real

Gama x Bolamense

Santa Maria x Luziânia

Ceilândia x Paranoá

Sobradinho x Formosa

Paracatu x Samambaia

2ª rodada

Samambaia x Brasiliense

Formosa x Gama

Paranoá x Santa Maria

Luziânia x Ceilândia

Bolamense x Sobradinho

Real x Paracatu

3ª rodada

Brasiliense X Bolamense

Gama x Paranoá

Santa Maria x Real

Ceilândia x Formosa

Sobradinho x Samambaia

Paracatu x Luziânia

4ª rodada

Luziânia x Brasiliense

Gama x Samambaia

Formosa x Santa Maria

Real x Ceilândia

Paranoá x Sobradinho

Bolamense x Paracatu

5ª rodada

Brasiliense x Gama

Santa Maria x Ceilândia

Paracatu x Sobradinho

Samambaia x Formosa

Paranoá x Luziânia

Real x Bolamense

6ª rodada

Ceilândia x Brasiliense

Gama x Santa Maria

Samambaia x Paranoá

Formosa x Paracatu

Sobradinho x Real

Bolamense x Luziânia

7ª rodada

Brasiliense x Paranoá

Sobradinho x Gama

Paracatu x Santa Maria

Bolamense x Ceilândia

Luziânia x Samambaia

Real x Formosa

8ª rodada

Santa Maria x Brasiliense

Ceilândia x Sobradinho

Paracatu x Gama

Paranoá x Formosa

Samambaia x Bolamense

Luziânia x Real

9ª rodada

Brasiliense x Paracatu

Gama x Ceilândia

Santa Maria x Sobradinho

Bolamense x Paranoá

Real x Samambaia

Formosa x Luziânia

10ª rodada

Sobradinho x Brasiliense

Luziânia x Gama

Samambaia x Santa Maria

Ceilândia x Paracatu

Paranoá x Real

Formosa x Bolamense

11ª rodada

Brasiliense x Formosa

Gama x Real

Santa Maria x Bolamense

Ceilândia x Samambaia

Sobradinho x Luziânia

Paracatu x Paranoá