None

África do Sul ganha do time da Polícia Militar após levar fora do Gama

Em 70 minutos de jogo, divididos em dois tempos de 35, os sul-africanos venceram os militares por 4 x 0

postado em 30/07/2016 14:34

Vítor de Moraes /Correio Braziliense

Andre Borges/Agência Brasília


Parecia uma ensolarada manhã de domingo. Clube cheio, pão de queijo esgotado na cantina, crianças correndo e futebol. Não era domingo, e não era um jogo qualquer. Na manhã de ontem, o campo do Minas Brasília Tênis Clube recebeu o amistoso entre a equipe amadora da Polícia Militar do DF e a seleção olímpica da África do Sul, primeira adversária do Brasil nos Jogos Olímpicos.

A aguardada disparidade entre os adversários não foi tão evidente no placar. Em 70 minutos de jogo, divididos em dois tempos de 35, os sul-africanos venceram os militares por 4 x 0, gols marcados pelos atacantes Thabiso Kutumela (dois) e Tyroane Sandows (de pênalti) — o quarto foi anotado contra.

Não só sócios e militares acompanharam de perto, da pequena arquibancada, a vitória da seleção conhecida como Amaglug-glug. Lá também estavam o embaixador do país no Brasil, Ntshikiwane Mashimbye; o diretor do Departamento de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Weber Magalhães; e o presidente do Instituto Viver Basquetebol (IVB), dono da franquia do UniCeub/BRB no Novo Basquete Brasil (NBB), Homero Neto, também vice-presidente do Minas.

O grupo viu a PMDF chutar apenas duas vezes a gol. O caráter amistoso foi mantido quando a bola rolou. Poucas vezes se ouviu o apito do árbitro. Raros eram os lances duros. Ainda assim, os militares cansaram. O segundo tempo foi quase todo jogado no campo de defesa dos policiais.

O segundo-sargento Lira, 48 anos, participou do curioso confronto. Há 17 anos na equipe — o time existe “há mais de 20” —, Lira sentiu-se privilegiado por enfrentar uma seleção olímpica. “Foi excelente, mas óbvio que não dá para comparar”, admitiu. “Foi um prazer imenso”, completou. De acordo com o militar, o selecionado treina duas vezes por semana e é bicampeão mundial dos Jogos Policiais.

Ritmo
Essa foi a última partida da seleção olímpica da África do Sul antes da estreia nos Jogos, na próxima quinta-feira, contra o Brasil, no Mané Garrincha. Os estrangeiros tentaram agendar amistosos contra o Gama e outras seleções, mas não conseguiram. Os militares, responsáveis pela escolta da seleção, sugeriram então a um supervisor que oferecesse o amistoso aos africanos.

“Foi um jogo para dar ritmo a quem chegou depois, para dar movimentação”, explicou o atacante sul-africano Tyroane Sandows, atleta do time B do Grêmio há dois anos. Alguns atletas da delegação dos Amaglug-glug desembarcaram ontem mesmo, pouco antes do amistoso, a tempo de entrar em campo por alguns minutos.