Vôlei
None

VÔLEI

Na volta de Sidão, Seleção Brasileira masculina vence a Eslovênia, em Montes Claros

Jogo serviu de preparação para a Liga Mundial e a Olimpíada do Rio de Janeiro

postado em 24/05/2016 11:46 / atualizado em 24/05/2016 14:08

Célio Messias/Inovafoto/CBV
A Seleção Brasileira venceu o segundo amistoso contra a Eslovênia por 3 sets a 1 (22/25, 25/21, 25/21 e 25/17), na noite desta segunda-feira, no Ginasio Poliesportivo Tancredo Neves, em Montes Claros, Norte de Minas. A partida marcou o retorno às quadras do central Sidão, que ficou mais de um ano sem jogar, devido a uma lesão no ombro direito. Ele foi submetido a cirurgia em novembro de 2015. O jogo serviu para que o técnico Bernardinho promovesse o rodízio, visando a formação do grupo titular para a Liga Mundial e para a Olimpíada do Rio de Janeiro.

Do time titular que jogou e venceu a Eslovênia (também por 3 a 1) no sábado, foram mantidos apenas o líbero Serginho e o central Maurício Souza. Junto com eles, desta vez começaram jogando Rapha, Evandro, Sidão, Maurício Borges e Douglas Souza. Ao final do jogo, Bernardinho disse que ficou satisfeito com o resultado dos 'testes' que realizou na cidade do Norte de Minas. “O time teve altos e baixos, o que é natural. São as primeiras partidas da temporada, alguns jogadores voltando agora e ainda estamos fazendo um trabalho muito de base. Nos dois jogos, começamos sofrendo um pouco, mas depois o time foi se ajustando, se acertando. Foi um bom teste, importante estar aqui, com essa torcida, em um ginásio grande, contra um time que saca pesado. Então, sem dúvida, foram bons testes", afirmou o treinador.

O Brasil volta a enfrentar a Eslovênia nesta quarta e quinta-feiras, no CT de Saquarema (RJ), desta vez com portões fechados. Dia 31, a Seleção embarca para Buenos Aires para dois amistosos contra a Argentina.

Bernardinho reconheceu que na preparação para a Liga Mundial e para a Olimpíada, sua equipe ainda precisa melhorar em alguns fundamentos. “O passe foi bem. O ataque poderia ter sido um pouco melhor. No bloqueio, vacilamos um pouco. No saque, todo mundo mostrou personalidade. E confiança e personalidade são fundamentais para todo jogador”, destacou o comandante da Seleção.

O treinador lembrou que ainda está numa “fase de definição”, pois terá que fazer cortes em seu grupo, que, atualmente, conta com 18 jogadores e somente 14 poderão disputar a Liga Mundial. Já para os Jogos Olímpicos, somente poderão ser inscritos 12 atletas. “Teremos que ter algumas definições. Temos que pensar numa base e não podemos adiar isso muito. Algumas peças precisam ser definidas”, declarou Bernardinho, lembrando que vai “sofrer muito” para fazer a escolha de quais jogadores serão cortados do seu grupo, pois considera que todos que entraram em quadra nos dois amistosos contra a Eslovênia “se saíram muito bem”.

O comandante disse que sua equipe vai se preparar bem para disputar a Liga Mundial, mas o foco mesmo é o ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro. “Não podemos fazer nada a mais que possa comprometer a busca do ouro olímpico, Não vamos fazer nenhum sacrifício que possa comprometer esse nosso objetivo”, enfatizou.

O JOGO

No primeiro set da partida conta a Eslovênia, nesta segunda-feira, após boa passagem de Maurício Souza pelo saque, o Brasil saiu na frente no primeiro tempo técnico (8/6). Em seguida, com o saque forte do oposto Gasparini, a equipe europeia virou e ampliou a diferença a seu favor (11/14). A Seleção Brasileira encostou (18/19). Mas com dois pontos de bloqueio seguidos, os visitantes voltaram a ampliar a vantagem (18/22) e fecharam a parcial por 22/25).

O Brasil voltou mais concentrado para o segundo set e abriu 3/0, obrigando o técnico da Eslovênia, Giani Andreas, a pedir tempo. Os visitantes fizeram três pontos seguidos em cima de Douglas Souza e empataram o placar (6/6). Mas a Seleção Brasileira chegou à frente no primeiro tempo técnico (8/7) e ampliou a vantagem na segunda parada (16/12). Em seguida, fez 17/12. O técnico da Eslovênia pediu tempo novamente e sua equipe ameaçou encostar no placar 17/15). Ai, foi Bernardinho que pediu tempo e, com um ponto de ataque de Evandro, marcou 25/21, vencendo o set e empatando a partida.

A terceira parcial começou equilibrada e o Brasil ficou à frente no primeiro tempo técnico (8/6). Com Sidão se soltando em quadra, ampliou a diferença para 12/9. Mas com saque forte de Sket, os vice-campeões europeus empataram (12/12) e ficaram na frente (12/14). Com boa passagem de Douglas Souza pelo saque, o time de Bernardinho recuperou a vantagem segundo tempo técnico (16/15). Depois marcou 18/15 e em um ataque de Maurício Souza, fez 25/21.

A equipe brasileira saiu na frente no quarto set (3/0), mas permitiu a reação dos adversários que viraram o placar para 4/5 e marcou 7/8 no primeiro tempo técnico. Com outra boa passagem de Douglas Souza pelo saque, o Brasil retomou a vantagem no marcador (13/10). A partir daí, a Seleção Brasileira manteve a tranquilidade e com vários pontos de bloqueio chegou ao segundo tempo técnico com uma vantagem de cinco pontos (16/11). Em seguida,fez 18/11. Bernadinho colocou em quadra Walace, que fez 25/21, decretando a vitória do Brasil por 3 sets a 1.

Tags: vôlei rio2016 volei Rio de Janeiro