Vôlei
None

CRUZEIRO CAMPEÃO!

Em Contagem, Cruzeiro vence o Minas e conquista o Campeonato Estadual de Vôlei

Com o apoio de mais de 2 mil torcedores, time celeste derrotou minas-tenistas por 3 sets a 0 (25/18, 25/16 e 25/20) e conquistou o terceiro título mineiro consecutivo

postado em 22/09/2012 10:52 / atualizado em 22/09/2012 16:22

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

Pela terceira vez seguida, o Cruzeiro é campeão mineiro de vôlei. O título foi conquistado na manhã deste sábado, após vitória sobre o Minas por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/16 e 25/20. Com a vitória, o time celeste se torna tetracampeão da competição, já que também levantou o caneco em 2008, 2010 e 2011.

O Campeonato Mineiro de Vôlei é a terceira conquista do Cruzeiro em pouco mais de quatro meses. No primeiro semestre, a equipe cruzeirense se tornou campeã, pela primeira vez, da Superliga Nacional. Já no início deste mês, foi a vez do título do Campeonato Sul-Americano de Clubes. O time pode conquistar, ainda, o Mundial de Clubes, que será disputado entre os dias 13 e 19 de outubro, no Catar.

Já o Minas, que ainda é o time com maior número de conquistas do Campeonato Mineiro - 10 títulos (1984, 1985, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2005, 2006 e 2007) - volta suas atenções para a Superliga Masculina de Vôlei, que começará na segunda metade de outubro.

A final do Campeonato Mineiro de Vôlei teve transmissão exclusiva do Portal Uai, Superesportes e TV Alterosa.

Domínio cruzeirense

Mesmo com o apoio da torcida, o Cruzeiro viu o Minas querendo disputar ponto a ponto no início do primeiro set. Com o forte ataque de Samuel, os minas-tenistas iniciaram o jogo com ligeira vantagem. Porém, o time celeste logo acordou e através de Acácio e Douglas Cordeiro, que conseguiram explorar o bloqueio adversário, conseguiu abrir vantagem de 8 a 5.

Após estabelecer uma vantagem razoável, o Cruzeiro cometeu um erro de rodízio de posicionamento, o que ocasionou em ponto do Minas. Quando novamente o time celeste teve o ataque, Filipe mandou a bola para fora. Assim, os minas-tenistas encostaram no placar: 11 a 10.

O jogo em Contagem continuava equilibrado. Tanto o Cruzeiro quanto o Minas tentavam explorar o bloqueio para acertar os ataques. A partida ficou disputada ponto a ponto até o Cruzeiro começar a abrir vantagem. Primeiro, com uma bola espetacular de Wallace, que soltou o braço contra a marcação minas-tenista. Depois, com Douglas, que surgiu como um paredão à frente de Quiroga e o impediu de assinalar o ponto. Com isso, o Cruzeiro se manteve tranquilo e abriu 22 a 17.

O ponto final do Cruzeiro aconteceu em um duplo bloqueio de Acácio e Filipe. A bola tocou no camisa 18 do time celeste e caiu na quadra do Minas, fechando o primeiro set em 25 a 18.

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

O início do segundo set foi diferente do primeiro. Mais tranquilo e com o apoio dos torcedores, o Cruzeiro começou muito melhor. O oposto Wallace e o central Douglas Cordeiro soltavam os braços nos ataques e dificultavam bastante a defesa do Minas, deixando-a completamente atordoada. Não demorou muito para que o time celeste abrisse uma excelente vantagem de 10 a 5.

Nem com os pedidos de tempo por parte do técnico Horacio Dileo, o Minas se acertou. O treinador argentino testou Lucas Loh, Evandro e Michel, mas não resolveu os problemas. O Cruzeiro, que era forte tanto nos ataques quanto nos bloqueios, aumentava vantagem a cada jogada. A equipe celeste contava com as pancadas de Wallace, Douglas e Sánchez. Com facilidade, os donos da casa abriram 19 a 12.

O Minas passou a viver uma situação muito complicada no segundo set. Muito atrás no placar, a equipe minas-tenista não foi capaz de conter o domínio cruzeirense. Chegou a esboçar um princípio de reação, ao fazer dois pontos seguidos e diminuir a desvantagem. Porém, o Cruzeiro não perdeu o ímpeto e com um ataque e um erro do rival, fechou a parcial em 25 a 16.

Minas esboça reação, mas Cruzeiro é superior

Somente no início do terceiro set é que o Minas conseguiu abrir dois pontos de vantagem sobre o Cruzeiro na partida, ao fazer 3 a 1. Os primeiros momentos da última parcial foram bastante disputados, com os visitantes tomando as rédeas do jogo e liderando o placar em 8 a 5.

Porém, quando parecia que o Minas iria equilibrar as ações, o Cruzeiro voltou a mostrar sua força. O esquadrão formado pelos ataques de Wallace e Filipe e bloqueios de Acácio e Douglas impediu qualquer tipo de reação dos adversários. Em pouco tempo, o time celeste virou a partida e abriu quatro pontos de vantagem: 15 a 11.

A torcida celeste em Contagem passava a empurrar a equipe, que se encaminhava para mais um título mineiro. Uma largadinha de Douglas e um erro de Quiroga deixaram o Cruzeiro com quatro pontos de vantagem: 22 a 18.

Após dois ralis emocionantes, o Cruzeiro finalmente fechou o último set em 25 a 20 e conquistou, assim, o terceiro título seguido do Campeonato Mineiro e o tetracampeonato do Estadual em sua história.

Cruzeiro 3x0 Minas (25/18, 25/16 e 25/20)

Cruzeiro: William, Douglas Cordeiro, Wallace, Acácio, Maurício, Filipe e o líbero Serginho
Técnico: Marcelo Méndez

Minas: Marcelinho, Samuel, Lucarelli, Quiroga, Henrique, Otávio e o líbero Victor Hilmann. Depois entraram Michel, Evandro e Lucas Loh
Técnico: Horacio Dileo

Motivo: decisão do Campeonato Mineiro de Vôlei
Data: sábado, 22 de setembro de 2012
Local: Ginásio Poliesportivo do Riacho, Contagem (MG)
Público: 2.043 pagantes