Vôlei
None

MINAS GERAIS

Tudo pela hegemonia

Clubes do estado se reforçam e trabalham para manter título da Superliga Masculina e recuperar o protagonismo na competição feminina. Campeão Cruzeiro mantém a base

postado em 22/07/2014 08:45

Ivan Drummond /Estado de Minas

Marcos Michelin/EM/D.A Press
Manter o título da Superliga Masculina em Minas – o Cruzeiro conquistou o último troféu ao derrotar o Sesi, no Mineirinho, por 3 a 0 – e recuperar a hegemonia na competição feminina – o estado teve uma equipe campeã, o MTC, pela última vez, em 2002 – são os objetivos de Cruzeiro, Minas e Praia para essa temporada.

No masculino, a grande surpresa foi a decisão do Cruzeiro em apostar em suas divisões de base. Para essa temporada, não foi contratado nenhum jogador de nome. Foram mantidos 10 jogadores e saíram o levantador Vinhedo e o ponteiro venezuelano Luís Diaz. O time voltou aos treinos na última quarta-feira. O técnico Marcelo Méndez ainda não conta com os três jogadores que estão na Seleção, o oposto Wallace e os meios de rede Éder Carbonera e Isac.

No Minas, que ainda está sem um patrocinador master, foi contratado o técnico Neri Tambeiro, que estava no Montes Claros. Ele terá em mãos quatro jogadores da temporada passada, os meios de rede Henrique, Otávio e Flávio, além do oposto Franco. O restante do grupo é formado pelos levantadores Everaldo (ex-Montes Claros), Felipe Hernandez e Eduardo Carisio (ex-juvenil); pelos ponteiros Bruno Canuto (ex-Volta Redonda, mas que foi formado no clube), João Rafael e Rodriguinho (ex-Rio de Janeiro); os meios de rede Nicholas (ex-juvenil) e Pétrus, (ex-Montes Claros); o oposto Lucas Madaloz (ex-juvenil); e o líbero Lucianinho (ex-Sesi).

O clube não decidiu pelas renovações dos ponteiros Léo Mineiro e Piá. Além disso, a permanência de Lucas Lóh está indefinida, pois ele tem proposta da Europa. Também não foi renovado ainda o contrato do líbero Victor.

MULHERES Já no feminino, a situação é diferente. O Minas acertou o patrocinador master, a Camponesa. O time, que seguirá comandado pelo técnico Marcos Queiroga, tem como principal contratação a meio de rede Walewska, campeã olímpica em Pequim’2008, que volta ao seu clube de origem.

Além dela, o clube trouxe as levantadoras Naiane (ex-Pinheiros) e Jordane (ex-Rio do Sul); a ponteira Jéssica (ex-Maranhão); as opostos Juliana Nogueira (ex-Amil) e Lia (ex-Molico); a meio de rede Gabriela Martins (ex-Amil) e a líbero Tica (ex-Araraquara). Da temporada passada, permanecem as ponteiras Carla e Maiara; as meios de rede Val e Emília; e a líbero Laís. A ponteira Karol Tormena, que era juvenil, foi promovida.

A equipe que mais contratou foi o Praia, a começar, pelo treinador. O time agora é comandado pelo experiente Ricardo Picinin, que estava à frente do masculino do Minas e da Seleção Brasileira infantil feminina. “Nosso objetivo é estar entre os melhores da Superliga. Temos peças de reposição e tudo para chegar à frente. É lógico que durante a competição passaremos por alguns percalços. Não há como garantir 100%, mas fizemos um planejamento e vamos trabalhar para estar na semifinal.”

Saíram a ponteira cubana Herrera, Mari, também da posição e a norte-americana Kimberly Glass. Mas a reposição foi à altura, pois foram contratadas a oposto e ponteira Tandara, a campeã olímpica Sassá, que nasceu em Barbacena e pela primeira vez defenderá uma equipe de seu estado natal, as meios de rede Natasha (ex-Campinas) e Ju Costa (ex-Mackenzie), a oposto norte-americana Bailey Webster e a cubana Daimy Ramírez, também da posição. Permaneceram a levantadora Juliana Carrijo, as meios de rede Aline, Letícia Hage e Natália, a ponteira Isabela Paquiardi e as líberos Tássia e Bruna.