Vôlei
None

CAMPEONATO MINEIRO DE VÔLEI

Bola em quadra para o Mineiro

Com as quatro equipes que disputam a Superliga, Estadual promete jogos de alto nível

postado em 28/08/2014 11:00 / atualizado em 28/08/2014 15:36

Ivan Drummond /Estado de Minas

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Cruzeiro e Montes Claros abrem, às 20h, no Ginásio Poliesportivo do Riacho, em Contagem, o Campeonato Mineiro Masculino de Vôlei. Frente a frente, o atual bicampeão brasileiro e tetra estadual contra o campeão da competição, em 2009, que aliás, faz uma volta aos tempos de vitórias e conta com vários atletas daquela campanha para tentar retomar seu lugar no topo do esporte nacional. Além dessas duas equipes, Minas e UFJF disputam o certame.

O Cruzeiro que vai à quadra hoje terá o mesmo espírito do time dos últimos quatro anos, quando teve início a sua série de conquistas, que inclui ainda o Sul-Americano deste ano e o título mundial de 2013. Dois, no entanto, serão os desfalques: o oposto Wallace e o meio de rede Éder Carbonera que estão na Seleção Brasileira, que estreará no Mundial da Polônia, segunda-feira, contra a Alemanha, em Katowice.

PV, oposto e Douglas Cordeiro serão os substitutos. Douglas está no Cruzeiro desde a formação da equipe, há cinco anos, e PV veio para o clube para ocupar um espaço em que o time era carente, pois Wallace era o único jogador da posição.

O time terá o reforço do meio de rede Isac, que também estava na Seleção Brasileira, mas acabou dispensado pelo técnico Bernardinho, que, além de Éder levou Lucão e Sidão para a Polônia. Para ele, será como um recomeço, principalmente, por poder reencontrar a torcida. O restante da equipe é bastante conhecido. O técnico Marcelo Méndez escala, além dele, William, PV, Douglas Cordeiro, Filipe, Leal e Serginho (líbero).

A última vez que o time celeste jogou em Contagem foi em 22 de março, no primeiro jogo da semifinal da Superliga, quando o Cruzeiro derrotou o Minas, por 3 a 0, dando o primeiro passo para garantir a vaga na decisão do Brasileiro. Em seguida, a Raposa venceu o segundo confronto e brigou pelo título contra o Sesi-SP, no Mineirinho, sagrando-se bicampeã.

Para a maioria dos jogadores, como diz o ponteiro Filipe, “é aproveitar a energia do Riachão para iniciar bem o Estadual”. Para ele, voltar ao contato com a torcida é sempre importante. “Já estamos com saudades da torcida, de sentir a energia que vem das arquibancadas do ginásio de Contagem. Vamos com tudo para esse Mineiro. Nosso desafio é continuar crescendo sempre, e assim vamos iniciar mais essa temporada, com muita vontade e determinação.”

Pequi Atômico O time do Montes Claros vive um momento especial, segundo o supervisor William do Prado, que é ex-levantador e ocupava esse posto quando o time sagrou-se campeão mineiro, em 2009, e foi vice da Superliga, em 2010. Ele está voltando ao Norte de Minas. “O foco é tentar reagrupar os ídolos da torcida, ou seja, aquele time que foi campeão estadual e vice nacional. Para isso, recontratamos atletas que estavam naquele time e isso foi muito bem aceito pela torcida. A cidade respira vôlei, e trazer aqueles jogadores de volta era importante.”

Por isso, foram contratados o levantador Rodriguinho, os meios de rede Salsa e Acácio – estará enfrentando seu ex-time –, e o ponteiro Ezinho, que agora vai jogar como líbero. Do time de 2009 e 2010, somente dois, o oposto Lorena e o ponteiro Diogo, não estão no grupo. Além deles, foram contratados os ponteiros Igor Ceará e o argentino Christian Polgale, da Seleção de seu país, e o oposto Léo Melo. O treinador é o ex-meio de rede e ex-jogador da Seleção Brasileira Carlos Schwanke.

O Campeonato Mineiro marca também a volta do sistema de 25 pontos por set, que foi testado na Superliga, mas acabou sendo reprovado pela Confederação Internacional de Vôlei (FIVB), o que agrada aos jogadores, maiores críticos da adoção do sistema..

Tags: campeonato mineiro moc minas cruzeiro volei