Vôlei
None

MUNDIAL DE VÔLEI

Brasil faz 3 sets a 1 na Rússia e se torna único invicto do Mundial Masculino de Vôlei

Mesmo classificadas à 3ª fase, as equipes não se pouparam e jogaram em alto nível

postado em 14/09/2014 14:02 / atualizado em 14/09/2014 20:08

Gazeta Press

FIVB


A Arena Spodek, em Katowice, na Polônia, lotou para assistir ao confronto que reuniu, na manhã deste domingo, nove títulos mundiais (Seis da Rússia e três do Brasil), válido pela última rodada da segunda fase. Lotou também para ver um show da Seleção Brasileira, que venceu por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 24/26, 25/19 e 25/19. De quebra, o time verde e amarelo se mantém como único invicto do torneio e os russos conhecem sua primeira derrota.

Mesmo classificadas à terceira fase, as equipes não se pouparam e jogaram em alto nível, principalmente no primeiro e segundo sets.

Isso porque, visivelmente, a Rússia estava cansada na terceira e quarta parciais e foi presa fácil para o time de Bernardinho nos instantes finais da partida.

Agora a Seleção Brasileira espera a definição dos últimos classificados e do sorteio da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para saber com quem vai duelar na terceira fase.

O jogo


O primeiro set começou com as equipes trocando pontos, porém com uma ótima defesa, a Seleção Brasileira conseguiu se desgarrar do placar e abriu 8/5 na primeira parada técnica. No retorno à quadra, os brasileiros foram ainda mais avassaladores. Sacando bem, os comandados de Bernardinho fizeram seis aces e abriram 14/17, quando o técnico russo pediu tempo.

Não adiantou nada. Bruninho estava “infernal”, encaixou seu terceiro ponto de saque na partida e fez 16/8 Brasil na segunda parada técnica. Na volta, o time russo parou de falhar no ataque, melhorou defensivamente e diminuiu a vantagem brasileira para 19/15, fazendo Bernardinho parar o jogo.

A reação da atual campeã olímpica foi tardia. O Brasil administrou bem a vantagem de quatro pontos e, com um “patada” do ponteiro Lucarelli, fechou a primeira parcial em 25/21.

Assim como no primeiro set, o Brasil foi para a primeira para técnica à frente no placar, em 8/6. Só que desta vez, o equilíbrio foi maior e a provocação russa entrou em quadra. O ponteiro Alexey Spiridonov comemorou um ponto gritando e olhando para os brasileiros, que mantiveram a calma.

Com atuações impecáveis de Bruninho, Sidão e Lucão, o Brasil manteve a frente do marcador e fez 16/13 antes do tempo técnico. A Rússia voltou melhor em sua defesa e, com um ponto de bloqueio do gigante Dmitry Muserskiy, empatou em 17/17. O equilíbrio naquele momento da partida era tão grande, que as estatísticas apontavam 21 pontos de ataque para cada time.

No entanto, Lucarelli encontrou um “buraco” no meio da quadra russa e, com um leve toque, fez 21/19 para o Brasil, abrindo dois pontos de vantagem. Só que o enorme bloqueio russo entrou em ação e igualou em 23/23. Depois, Muserskiy colocou a bola no chão da quadra canarinho e fez 26/24 Rússia, empatando o confronto.

Diferente dos dois primeiros sets, a terceira parcial foi dominada por completo por uma equipe, a brasileira. Os comandados de Bernardinho estavam afiados tanto na defesa, quanto no ataque e, em um ponto de bloqueio triplo, abriu cinco de vantagem (15/10).

A Rússia cometeu muitos erros de saque e o time verde e amarelo não perdoou. Abriu 18/11 e, sem permitir qualquer reação da seleção europeia, fechou o set em 25/19.

Aproveitando-se que a Rússia tirou o pé do acelerador, o Brasil continuou com o ritmo forte. Lipe e Éder entraram bem no time e Lucarelli continuou pondo a bola no chão russo, abrindo sete pontos de vantagem (18/11).

Cansados, os russos não aguentaram o ímpeto do time de Bernardinho, que fechou a quarta parcial e o confronto em 25/19, com Leandro Vissotto soltando o braço.

Tags: masculino volei mundial russia brasil selevolei