Vôlei
None

VÔLEI

O Mundial é aqui

Competição interclubes será realizada no estado por terceiro ano seguido

postado em 27/11/2014 09:17

Ivan Drummond /Estado de Minas

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Minas Gerais sediará, pelo terceiro ano consecutivo, o Mundial Interclubes Masculino de Vôlei, que, como das vezes anteriores, terá o Cruzeiro como patrocinador. O acerto entre o clube e a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) aconteceu na sede da entidade, em Lausanne, na Suíça.

Apenas um detalhe ainda não foi definido, o local das partidas. Se em 2013 o torneio foi disputado em Betim, neste ano o Mineirinho, em Belo Horizonte, recebeu a competição. Dessa vez, o Cruzeiro apresenta três possibilidades: o último palco, a Arena JK, do Minas, ou a Arena Dom Silvério (o Chevrolet Hall), no Bairro São Pedro.

Serão oito equipes, divididas em dois grupos de quatro. Estão confirmados o Al Rayyan, do Catar, atual campeão, e o Cruzeiro, patrocinador. Os demais serão os campeões continentais (América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África e mais uma equipe convidada pela FIVB. Existe a possibilidade de uma segunda equipe brasileira no torneio, desde que o país tenha uma equipe campeã sul-americana.

História Esta será a 11ª vez que a competição será realizada e o país tem apenas um campeão, o Cruzeiro, que venceu a edição de 2013, em Betim. Na fase de classificação foram duas vitórias por 3 a 0 (La Romana-DOM e Sfaxien-TUN) e derrota por 3 a 2 para o Lokomotiv Novosibirski-RUS. Na semifinal ganhou do UPCN-ARG, 3 a 0 e repetiu o resultado na final contra o time russo. A equipe celeste ainda foi vice em Doha’2012.