Vôlei
None

VÔLEI

Críticas também ao calendário

Central Gustavo, atualmente no Canoas, lidera protesto contra a corrupção na CBV

postado em 22/12/2014 08:39

Estado de Minas /

Alexandre Arruda/CBV/divulgação

Depois de liderar os protestos contra as irregularidades na Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), o central Gustavo Endres, do Canoas, voltou suas críticas para o calendário da Superliga e da Copa Brasil. O campeão olímpico de 2004 desabafou nas redes sociais sobre a sequência desgastante de jogos.

Na noite de sábado, os gaúchos visitaram o Maringá, no Paraná, e venceram por 3 a 1. A partida começou às 21h30 e terminou quase meia-noite. Às 6h15 de ontem, o elenco do Canoas embarcou para São Paulo, onde duelará com o Sesi hoje, às 18h, na abertura da Copa Brasil. “Jogamos num dia, até quase meia-noite. Dormimos umas duas horas. Acordamos de madrugada pra pegar o voo das 6h15 para São Paulo pra jogar nesta segunda. Não tenho mais idade para isso. Fora o desrespeito com o vôlei, agora os atletas também vivem uma situação desumana.”

Atual presidente da Comissão de Atletas da Superliga, Gustavo lidera protesto contra a corrupção na CBV. Os jogadores usaram narizes de palhaço e erraram saques de propósito no início do jogo para demonstrar a desaprovação com a situação da modalidade no país.

A entidade sofre com uma série de denúncias: a Controladoria Geral da União (CGU) encontrou erros em 13 contratos, somando R$ 30 milhões em pagamentos feitos entre 2010 e 2013 pela entidade com montante do Banco do Brasil, que suspendeu o patrocínio até a situação se normalizar.

Ary Graça, presidente da CBV na época, será investigado. Além do protesto, Gustavo já participou de outras ações pelos direitos de seus companheiros de profissão. No início do ano, posicionou-se contra o ranqueamento de atletas no torneio nacional, que limita a participação de jogadores de alto nível por equipe. Ele também defendeu Bruninho nas Olimpíadas de 2008, após ele não obedecer a uma jogada ensaiada passada por Bernardinho. O treinador brigou com o filho, mas o central interveio a favor do levantador.

Superliga As equipes mineiras seguem na briga pelas primeiras colocações, tanto na Superliga feminina quanto na masculina. Na primeira, ontem, no Triângulo Mineiro, o Praia derrotou o Maranhão por 3 a 0 (25/16, 25/23 e 25/17), chegando a 21 pontos e mantendo-se na quinta colocação. O Maranhão segue na vice-lanterna, com apenas cinco pontos.

Hoje, o time feminino do MTC entra em quadra, pela última vez esse ano, às 15h30, para enfrentar o São Caetano, no ABC Paulista. Também hoje, Pinheiros x Rio do Sul e Sesi-SP x Rio. Na noite de sábado, a equipe masculina do Minas venceu o clássico mineiro contra o UJFJ, em Juiz de Fora, por 3 a 0 (25/15, 25/20 e 29/27), resultado que manteve a equipe na quinta posição.

Tags: protesto cbv gustavo vôlei