Vôlei
None

SUPERLIGA MASCULINA

Entre velhos conhecidos

Rivalidade entre Cruzeiro e Minas, que se enfrentam a partir de amanhã pelas semifinais da Superliga, se tornou rapidamente a maior do país

postado em 18/03/2015 09:33 / atualizado em 18/03/2015 09:45

Juarez Rodrigues / EM DA PRESS
A maior rivalidade do vôlei masculino brasileiro está hoje em Minas Gerais. Trata-se do clássico entre Cruzeiro e Minas, uma das semifinais da Superliga Nacional Masculina de Vôlei, que começará sexta-feira, no Ginásio Riachão, em Contagem. O sonho dos torcedores mineiros, mas também de dirigentes e jogadores era de que as duas equipes fizessema final da competição, pois nunca dois times do estado chegaram à decisão. Os resultados na primeira fase, no entanto, encaminharam o confronto antecipado. Será a terceira vez que as duas equipes se enfrentarão numa melhor três em busca de uma vaga na final.

Os dois clubes e o Montes Claros mostram a força do vôlei mineiro. Nos últimos 10 anos, o Minas participou de cinco decisões (foi campeão em 2007); o Pequi Atômico foi vice-campeão em 2010 e o Cruzeiro esteve em quadra nas quatro últimas edições, tendo levantado o troféu duas vezes.

O confronto entre os dois times, no entanto, mostra uma grande vantagem em favor da equipe barro-pretana, que ganhou 28 vezes, contra apenas oito do MTC. Além disso, o surgimento da rivalidade, com a criação da equipe do Cruzeiro, em 2009, fez cessar o número de conquistas minas-tenistas. De lá para cá, apenas uma vez o time do Santo Antônio conquistou um troféu, a Copa Minas Gerais, em 2011. O Cruzeiro, ao contrário, conquistou nada menos que 11 títulos oficiais, sem contar quatro títulos amistosos, da Copa Santa Catarina e três da Copa Irvine, nos EUA.

A vantagem do Cruzeiro sobre o seu maior rival já da criação do time, em 2009. Não conquistou títulos, tendo sido eliminado nas semifinais do Mineiro, pelo Montes Claros, que acabou campeão. Mas daí em diante, vieram as conquistas. Do time atual, apenas um jogador, o meio de rede Douglas Cordeiro permanece, tendo chegado para a montagem do time. “Tenho orgulho em estar aqui todos esses anos e participado de todas as conquistas.” Logo depois, para a disputa da Superliga, chegou Wallace. No ano seguinte vieram o levantador William, o ponteiro Filipe e o líbero Serginho. Além deles, o técnico argentino Marcelo Méndez, vindo do Montes Claros, que montou a equipe e segue no comando.

Jair Amaral / EM DA PRESS
O líbero Serginho e Samuel, ponteiro do Minas, fazem parte da história dos dois clubes. Os dois estavam juntos na conquista do último título o Minas na Superliga, na temporada 2006/2007. Samuel marcou o ponto final. Os dois atuaram juntos, também, no Cruzeiro, onde ainda está Serginho. “Foram duas temporadas, 2011 e 2012. Mas não fui campeão brasileiro lá”, diz o ponteiro minas-tenista.”
Disputas anteriores Na fase de classificação da atual Superliga, uma vitória para cada lado. O mando de quadra não prevaleceu, pois no turno, na Arena JK, o Cruzeiro fez 3 a 2, e no returno, no Riachão, em Contagem, o Minas ganhou por 3 a 1.

Nas duas vezes que se enfrentaram pelas semifinais, o Cruzeiro levou vantagem em ambas, vencendopor 2 a 0. No torneio de 2011/2012, o time celeste venceu o primeiro jogo por 3 a 1 e o segundo por 3 a 0. Em 2012/2013, fechou a série com dois placares iguais (3 a 0).

Os ingressos para o primeiro jogo das semifinais começam a ser vendidos amanhã, na sede do Barro Preto (Rua dos Timbiras, 2.903), das 9h às 17h; e nas bilheterias do ginásio (Rua Rio Paraopeba, 1.200, Riacho das Pedras), das 8h às 18h. Os preços são R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia. No dia da partida, haverá venda apenas no Riachão.

Dia de ausências nos treinos do MTC
Um dia ruim ontem para o vôlei do Minas. No time feminino, o técnico Marcos Queiroga recebeu a notícia de que não poderia contar com a ponteira Jaqueline nos treinos do dia. É que ela estava febril. A causa era desconhecida. À tarde, ela foi ao departamento médico do clube e ficou diagnosticado que passava por uma virose. Como não se trata de nada grave, deverá participar normalmente do treino de hoje. No masculino, o treinador Neri Tambeiro não teve o ponteiro cubano Escobar, maior pontuador do time na Superliga, que sofria com uma contusão muscular na coxa. Passou o dia em tratamento. O treinador diz que não forçará o atleta a participar do treino de hoje. “Prefiro que ele esteja inteiro e pronto para sexta-feira.”

Tags: vôlei superliga cruzeiro minas rivalidade