Vôlei
None

SUPERLIGA MASCULINA

Nos fundamentos, 4 a 1

Raposa tem o melhor aproveitamento em ataque, saque, defesa e levantamento pela Liga Masculina, enquanto o Minas lidera na recepção. Equipes voltam a se enfrentar amanhã

postado em 29/03/2015 11:55

Sada Cruzeiro/Divulgação
Dos sete fundamentos dos quais são feitas as estatísticas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) na Superliga Nacional Masculina, cinco são liderados por equipes mineiras. O Cruzeiro é o primeiro colocado em ataque, saque, defesa e levantamento. Já o Minas é o melhor na recepção. As equipes voltam a se enfrentar amanhã pelas semifinais da competição, na Arena JK. Como no primeiro duelo deu Raposa, o time do técnico Marcelo Méndez vai à final se vencer – em caso de triunfo minas-tenista, haverá um terceiro confronto. O único quesito que uma equipe do estado não lidera é no bloqueio. Nesse, o MTC está à frente do rival. É o terceiro colocado, enquanto o time celeste é o sexto.

Um cubano, Escobar, dublê de ponteiro e oposto minas-tenista, é o maior pontuador da competição, com 426 pontos. Muito próximo dele está o oposto cruzeirense Wallace, terceiro, com 349. Entre os 10 primeiros desse ranking está também outro jogador da Raposa, o ponteiro Leal, sétimo. Já no quesito ataque, o primeiro lugar é de Wallace. Leal aparece em terceiro, e Escobar é o melhor do Minas, mas apenas na 13ª posição. No saque, a superioridade é novamente da equipe do Barro Preto, com Leal em terceiro. Wallace aparece em quinto, e Isac, em 10º. O melhor do Minas é novamente Escobar, mas apenas na 19ª posição. Na defesa, nova vantagem cruzeirense, pois o melhor do torneio é o líbero Serginho. Em segundo está Lucianinho, do Minas.

No levantamento, pelo quinto ano consecutivo o melhor é William, do Cruzeiro, também chamado de Mago pelos companheiros, apelido que ganhou quando ainda jogava na Argentina. “Fico feliz por manter meu nível de jogo desde que cheguei aqui.” Everaldo, levantador do Minas, está em sétimo.

Os outros dois fundamentos, bloqueio e recepção, têm jogadores minas-tenistas à frente dos cruzeirenses. O meio de rede Flávio é o sétimo colocado, muito próximo do melhor do Cruzeiro, Éder Carbonera, em oitavo. Já na recepção, uma surpresa: o ponteiro Bruno Canutto, primeiro colocado. Em quinto lugar aparece seu companheiro, o líbero Lucianinho. O mais bem posicionado do Cruzeiro é Filipe, em sétimo.

MAIS MINEIROS Alguns atletas nascidos no estado ou que defendem outros dos times mineiros, Montes Claros e UFJF, já eliminados, também se destacam. O ponteiro Lucarelli, ex-minas-tenista, hoje no Sesi-SP, é o segundo melhor atacante e o quarto na pontuação, com 345 pontos. O levantador Raphael, natural de São João del-Rei, que atuou por 11 anos na Europa – hoje defende o Taubaté-SP –, é o terceiro na sua posição.

Outros dois jogadores de times mineiros também aparecem bem no ranking. O meio de rede Iallisson, do UFJF é o segundo em bloqueio pela Superliga. O levantador Rodriguinho, do Montes Claros, está em quinto nesse fundamento.

Tags: cruzeiro minas superliga