Vôlei
None

SUPERLIGA FEMININA

No clima da decisão

Rio e Osasco, que farão domingo a final da Superliga Feminina, treinaram pela primeira vez na Arena Multiúso, novidade para as duas equipes

postado em 23/04/2015 08:12 / atualizado em 23/04/2015 08:20

CBV / DIVULGAÇÃO
A Arena Multiúso do Rio já vive, desde ontem, o clima da decisão da Superliga Nacional Feminina de Vôlei, entre Rio e Osasco, domingo, às 10h. As duas equipes já treinam no local do jogo. O primeiro a entrar em quadra foi o Rio, de Bernardinho. Em seguida, as paulistas. Será uma quadra neutra pras duas equipes, uma vez que pela primeira vez o espaço receberá uma partida de vôlei.

Normalmente, as partidas de vôlei são disputadas no Maracanãzinho, que será palco, inclusive, das partidas desse esporte nos Jogos Olímpicos, ano que vem, além de ter recebido as disputas de medalhas nos Jogos Pan-Americanos Rio’2007. Já a Arena sediou o basquete no Pan carioca e nos Jogos Olímpicos Rio’2016, vai receber a Ginástica Artística.

Por isso, jogar lá será novidade para os dois times. Bernardinho, treinador do Rio, por exemplo, disse que nesse primeiro contato, deixou as jogadoras mais soltas, para que possam se adaptar ao espaço e encontrar referências. “Não será a mesma coisa que jogar no Maracanãzinho ou no Tijuca, onde vínhamos mandando as partidas. Não existe, por exemplo, o muro que separa as cadeiras da quadra. É uma grade. E a distância para a torcida é ainda maior. Por isso, elas precisarão, cada uma, encontrar sua referência.”

Luizomar de Moura, técnico do Osasco, pensa da mesma forma. Mas vê uma vantagem em relação ao Maracanãzinho. “Ninguém jogou lá ainda. Isso é bom. O Rio está acostumado com om Maracanãzinho e nós não. Esse detalhe iguala as duas equipes no fator quadra. Será um jogo ainda mais equilibrado.”

A rivalidade entre os dois times é dos maiores da história da Superliga. O jogo de domingo, tem sabor de tira-teima. Nas últimas seis temporadas, os dois se enfrentaram 16 vezes pela Superliga com oito vitórias para cada lado. Quatro dessas partidas foram em finais, sendo que cada um levou dois troféus.

Ingressos A venda de ingressos para a final da Superliga feminina começou ontem. Quem não mora no Rio poderá adquirí-los via internet, através do site www.ingressorapido.com.br. A venda acontece também nas bilheterias da Arena da Barra ou nos postos de venda no Rio e em São Paulo. Cada torcedor poderá adquirir até 4 ingressos.

Seleção
O técnico Bernardinho anunciou, ontem, a lista de 13 jogadores que participarão, a partir de segunda-feira, em Saquarema, do início da preparação para a Liga Mundial. Duas novidades entre os convocados, o ponteiro Kadu, do Cruzeiro, de 20 anos, e o ex-minas-tesnista Lucas Loh. Os demais são o levantador William (Cruzeiro); os opostos Wallace (Cruzeiro) e Renan (Ravenna-ITA); os ponteiros Maurício (Sesi), Lucarelli (Sesi), Murilo (Sesi) e Lucas (Zaksa-POL); os meios de rede Eder (Cruzeiro), Isac (Cruzeiro) e Riad (Sesi), e o líbero Escadinha (Sesi).