Vôlei
None

LIGA MUNDIAL

Das pedaladas ao sonho olímpico

Levantador mineiro Rapha, que começou no bicicross, volta ao Mineirinho, onde competia. Objetivo dele é ajudar Brasil na Liga Mundial e se garantir na Olimpíada

postado em 29/05/2015 09:38 / atualizado em 29/05/2015 09:44

Leandro Couri/EM/D.A Press
Brasil e Sérvia se enfrentam a partir de 14h (Globo), abrindo a disputa da Primeira Divisão da Liga Mundial de Vôlei Masculino, que tem oito equipes. A partida de hoje é válida pelo Grupo A, que tem ainda Itália e Austrália, que se enfrentarão às 10h. No B estão EUA, Irã, Rússia e Polônia. Os dois primeiros de cada chave se classificam para a fase final, juntando-se ao Brasil, que sediará a final de 15 a 19 de julho, no Maracanãzinho, no Rio, o que valerá com evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio’2016. A eles se juntarão ainda o campeão dos grupos C, D e E (Segunda Divisão), que decidirão a classificação nos dias 10 e 11 de julho, em Sofia, na Bulgária.

A Seleção Brasileira que estreia na Liga Mundial desse ano está recheada de novidades, segundo o técnico Bernardinho, que não vai dirigir a equipe hoje, já que cumpre suspensão de 10 jogos imposta pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) – o time será comandado pelo auxiliar Rubinho. O treinador anunciou que fará um rodízio de jogadores e muito provavelmente o time que começará a partida de hoje será diferente do de domingo.

Uma das novidades será o levantador Raphael, do Taubaté, mineiro de São João del Rey. Na ausência do ponteiro Murilo, ele será o capitão na partida de hoje. Estar de volta ao Mineirinho é pra ele uma volta ao passado, não só no vôlei – foi campeão mundial interclubes, com o Trentino, há três anos –, mas também no bicicross, em que competiu quando era menino.

“Passei grande parte da infância aqui, pois competia de bicicleta, numa época em que ainda não pensava no vôlei. Tinha uns 7, 8 anos e vinha para cá. As competições eram na pista que existia do lado de fora. A gente dormia aqui dentro, no hotel. É uma época inesquecível. Era muito bom”, conta Raphael.

Raphael vai viver agora um outro tipo de emoção, o de estrear com a camisa da Seleção Brasileira. “Vou jogar em casa. Espero que a gente saia com a vitória. Nosso grupo é unido e quer, muito, esse título. Temos de ter uma largada vitoriosa.”

Largada A partida de hoje é vista como uma largada para estar nos Jogos Olímpicos Rio’2016. “Meu maior sonho é disputar a Olimpíada. Aliás, o de todos que estão na Seleção. Estar aqui, agora, permite que a gente sonhe. E confesso que a Olimpíada passou a ser meu objetivo.”

Rapha diz isso porque conta que no início da carreira não pensava no principal evento do esporte como uma realidade, quanto mais em casa. “Apenas sonhava. Fui jogar na Itália e agora estou de volta ao Brasil. Aí, paro e penso: Como passou rápido. Os Jogos estão muito perto. E eu, que nem pensava nisso, agora estou sonhando. Isso é muito legal, muito bom.”

O ADVERSÁRIO: Ex-levantador no comando

O adversário do Brasil nesta primeira rodada da Liga Mundial de Vôlei Masculino, a Sérvia, é um time novo, recém-formado. Para se ter uma ideia, o seu treinador, Nicola Grbic, ex-levantador da Seleção, comanda a equipe apenas desde fevereiro (seu irmão Vlad atuou no Brasil, pelo extinto Suzano). Antes, foi treinador da Bulgária e na última temporada, foi treinador do Perugia, da Itália. Quatro dos jogadores são veteranos, os meios de rede Stankovic e Podrascanin, o oposto Starovic e o líbero Rosic. Estar novamente em Belo Horizonte é extremamente gratificante para Grbic, pois em 2002, a Sérvia conquistou aqui a sua primeira medalha internacional no vôlei, o bronze na Liga Mundial, ao derrotar a Itália. Sobre enfrentar o Brasil, diz que não se preocupa com o adversário, mas sim com seu time. “Temos de fazer um bom jogo e buscar sempre a vitória.”

Brasil x Sérvia


Brasil: Rapha, Vissotto, Lucão, Isac, Chupita, Lucarelli e Escadinha (líbero)
Técnico: Rubinho

Sérvia: Brdjovic, Starovic, Stankovic, Podarscanin, Katic, Kovacevic e Rosic (líbero)
Técnico: Nicola Grbic

1ª rodada do Grupo A da Liga Mundial de Vôlei Masculino
Horário: 14h
Local: Mineirinho

Tags: volei selecao brasileira liga mundial