Damiris se lesionou durante a temporada 2021 da WNBA, mas foi convocada sem restrições (Foto: Reprodução/Twitter Minnesota Lynx)

Técnico da Seleção Brasileira Feminina de basquete, José Neto convocou nesta quinta-feira a equipe para a disputa do Pré-Mundial, em Belgrado, na Sérvia, entre 10 e 13 de fevereiro. A Copa do Mundo, sediada em Sydney, na Austrália, será disputada entre 22 de setembro e 1º de outubro.




A convocação conta com a força máxima brasileira, somente com um desfalque mais sentido: da ala-pivô Clarissa dos Santos, do Basket Landes, da França. Ela se recupera de uma lesão no joelho e não estará à disposição até o Pré-Mundial.

Dos 14 nomes, dois serão cortados para o Pré-Mundial. Os treinos começam em 7 de fevereiro, período considerado curto por 
Magic Paula, lendária ex-jogadora e vice-presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

"Nós temos aí pela frente um Pré-Mundial, onde nós vamos ter cinco dias de treinos, poucos dias de treino, porque as meninas são liberadas pela janela da FIBA só no dia 6, competição começa no dia 10", afirmou ao Superesportes.



 

O Brasil está no Grupo A, junto da anfitriã do qualificatório Sérvia, da Austrália - dona da casa do Mundial - e da Coreia do Sul. A estreia será contra as australianas. No dia 12, o time brasileiro duela com a Coreia do Sul e, no dia seguinte, fecha o Pré-Mundial contra a Sérvia. Todos os jogos acontecem no Ranko Zeravica Sports Hall, em Belgrado.

Por sediarem o Mundial, a Austrália já está garantida no torneio, mas mesmo assim disputa o Pré-Mundial. Com isso, Brasil, Sérvia e Coreia do Sul duelam por duas vagas.

Convocação para o Pré-Mundial


Armadoras
Débora Costa - CB Jairis-ESP
Alana Gonçalo - Melilla La Salle-ESP
Lays da Silva - Santo André

Ala-armadoras
Patty Teixeira - Sampaio Corrêa
Tainá Paixão - Akronos Moncalieri-ITA

Alas
Isabela Ramona - Celje Basketball-ESL
Jeanne Flausino - Clube Galitos Aveiros-POR
Raphaella Monteiro - Benfica-POR
Thayná Silva - Liga Super Basketball
Mariane Carvalho - BC Horizont Minsk-BLR

Ala-pivôs
Damiris Dantas - Minnesota Lynx-EUA
Stephanie Soares - The Masters University-EUA

Pivôs
Érika de Souza - CB Jairis-ESP
Kamilla Cardoso - South Carolina Gamecocks-EUA