Beijo na medalha: Fernando Scheffer bateu recorde sul-americano e chegou em terceiro nos 200m livre (Foto: Satiro Sodre/SSPress/CBDA)



O Brasil faturou a primeira medalha na natação nos Jogos Olímpicos de Tóquio. E a proeza coube a um atleta gaúcho, mas que treina e compete pelo Minas. Fernando Scheffer conquistou o bronze nos 200m livre, nesta segunda-feira (no Brasil), com tempo de 1min44s66. Ele ficou atrás dos britânicos Tom Dean, que levou o ouro com 1min44s22, e Duncan Scott, que marcou 1min44s26 e levou a prata.



Dazn




Scheffer, de 23 anos, fez o oitavo melhor tempo nas semifinais e não era visto como favorito ao ouro, mas com chance de faturar medalha. O gaúcho de Canoas largou bem e fechou a metade da prova na segunda posição, mas Duncan Scott se recuperou na parte final e deixou o brasileiro para trás, chegando em segundo.

Fernando Scheffer foi ao pódio ladeado pelos britânicos Tom Dean e Duncan Scott, que fizeram dobradinha (Foto: Attila Kisbenedek/AFP)

 

Para Scheffer, o bronze foi fruto de muito trabalho, já que ele fez o melhor tempo da vida na final em Tóquio. "Só queria fazer a minha prova, colocar na água o que treinei e nadar feliz, aprovitando cada metro nas brançadas. É especial, parece que estou sonhando ainda", declarou ao SporTV. 

Festa da equipe de base do Minas com o bronze de Scheffer:



Fernando Scheffer disse que em momento algum se colocou na obrigação de conquistar uma medalha, embora acreditasse na possibilidade. "A gente sempre se prepara para isso, treina pensando em medalha, mas tento tirar toda cobrança possível na competição, sem pressão por resultado. Eu queria fazero melhr na hora, consegui fazer na hora certa, na hora que precsiava fazer", destacou.