Titular do time brasileiro, Tandara é baixa em jogos decisivos nos Jogos Olímpicos (Foto: Angela Weiss/AFP)


Um dos principais destaques da Seleção Feminina de Vôlei, Tandara está fora da reta final dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta quinta-feira, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou a informação de que a oposta violou a "regra antidopagem" e retornará ao Brasil. A jogadora foi suspensa de forma preventiva, e a substância detectada no exame ainda não foi informada.




O teste foi realizado antes da delegação embarcar ao Japão, ainda no dia 7 de julho. A atleta de 32 anos já não participará da semifinal contra a Coreia do Sul, que será nesta sexta-feira, às 9h (horário de Brasília), na Ariake Arena. O técnico José Roberto Guimarães deverá escalar a ponteira Rosamaria, que também joga na posição de oposta, entre as titulares.

Quando fez o exame, Tandara não disputava nenhuma competição. Ela apenas participava dos treinos de preparação da Seleção para a Olimpíada, no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema. O COB também não informou se já foi analisada a amostra B, geralmente utilizada como contraprova em casos positivos de doping.

Veja a nota publicada pelo COB na íntegra:

O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de voleibol. O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema no dia 7 de julho. Tandara retornará ao Brasil.