Lauro Souza, o Pinda, técnico de Isaquias, escreveu na camisa frase para homenagear cubano (Foto: Rafael Bello/COB )


Em meio à festa pela conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio na prova de C1 1000m da canoagem velocidade, Isaquias Queiroz e a equipe prestaram homenagem ao falecido técnico cubano Jesús Morlán. Responsável pela ascensão do baiano, 'Suso' Morlán, como era conhecido, assumiu a Seleção Brasileira de Canoagem em 2013 e deu impulso à carreira do novo campeão olímpico.




Jesús Morlán, que treinava Isaquias em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de BH, morreu em 2018, vítima de um câncer no cérebro. O baiano nunca deixou de comentar sobre o trabalho e o legado do técnico cubano. "Jesús foi um cara que mudou a trajetória da canoagem do Brasil. Um cara que merece todo elogio por todas as conquistas que teve e pelo que estava fazendo mesmo com o tratamento do câncer. Para mim, é uma honra poder remar aqui e mostrar para o Brasil que o trabalho dele segue, que podemos mostrar à família dele que levamos o nome do Jesus mesmo ele não estando mais fisicamente aqui", declarou.

Depois da grande prova de Isaquias, na zona mista, o atual técnico da canoagem brasileira, Lauro de Souza Júnior, o Pinda, apareceu ao lado do campeão, diante das câmeras de TV, com a seguinte frase escrita na camisa: "Suso Morlán, o ouro é seu! Família Morlón". Uma bela homenagem ao falecido comandante. 



Em entrevista na zona mista, depois da prova, Lauro Pinda comentou sobre a homenagem ao ex-comandante da equipe de canoagem do Brasil. "Eu tinha uma proximidade muito grande com ele, morava com ele, estava com ele em todos os momentos. No dia em que ele faleceu, a gente se reuniu e prometeu que seguiria remando, seguiria essa luta. Faltou o ouro no Rio, mas tínhamos isso muito claro, que buscaríamos o ouro aqui. Eu sempre tive isso na cabeça, a maior responsabilidade era não frustrá-lo", declarou.