Copa do Mundo. (Foto: Flickr)

A seleção francesa é a atual campeã do mundo e, para agitar as apostas no futebol, chega fortíssima para a Copa do Mundo do Qatar, que começa em novembro.




“Le Bleus” como são chamados pela torcida francesa, além de serem os atuais campeões da Copa são também os atuais campeões da Nations League da UEFA, que ganharam respectivamente em 2018 e 2020.

Sendo, inegavelmente, uma das favoritas ao título, a federação francesa que atualmente ocupa o 3º lugar no ranking de seleções da FIFA, traz consigo uma equipe que, por jogarem a bastante tempo, é bem entrosada dentro de campo.

Além de tudo isso, a equipe francesa conta com jogadores que são estrelas do futebol mundial como Kylian Mbappé, Paul Pogba e Antoine Griezmann que foram o trio de ouro dos franceses em 2018 e que agora, conta com um reforço de peso.




Mas será que toda essa potência é o suficiente para ganhar a segunda Copa do Mundo de forma consecutiva?
 

Elenco de 2018 e o elenco atual da seleção francesa 

 

Elenco. (Foto: Divulgação)

 

 

Manter 100% por 4 anos o elenco campeão é uma tarefa difícil para qualquer seleção, isso porque na seleção estão somente os melhores. E alguns jogadores, como qualquer ser humano, são inconstantes: hora estão bem, hora não. O que faz com que a rotação na equipe seja inevitável.

Mas mesmo com mudanças no elenco, a seleção gálica conseguiu manter, durante o período das eliminatórias, 60% do elenco campeão em 2018. Isso sem contar nos reforços que a equipe conseguiu de lá para cá, que traz uma zaga absurdamente promissora e um ataque muito talentoso.

A equipe tem sua base praticamente toda mantida e bem montada e o treinador francês Deschamps ainda vê a maior estrela da seleção atual, Kylian Mbappé, consolidar-se cada vez mais como uma estrela mundial. O astro, assim como muitos outros jogadores novos do elenco passado, vem para essa Copa com algo que ele ainda não tinha muito em 2018: experiência.




Em 2018, a seleção francesa ficou marcada por ser uma seleção jovem, sendo a média de idade de 25,5 anos, menor que a do Brasil, que já era bem baixa. Com isso, a jovem seleção francesa campeã do mundo em 2018, volta ainda mais madura para a Copa de 2022.
 

Trio de ouro e mais um reforço


Em 2018, a seleção francesa foi um show por completo, mas haviam 3 jogadores que foram grande destaque e muito importantes na conquista do mundo.

Griezmann, Pogba e Mbappé foram as estrelas do time francês em 2018, sendo muito importantes em jogos decisivos como nas quartas de final contra a Argentina, na Semi contra a Bélgica e na final contra a Croácia.




E agora esse trio ganhou um reforço de peso que, além de ser muito experiente (talvez o jogador mais experiente dessa seleção) está entre os melhores no futebol europeu e mundial há muito tempo.

Karim Benzema, estrela do Real Madrid e multicampeão em sua carreira, voltou a seleção francesa após quase 6 anos afastado. O jogador, até o ano passado, não tinha jogado com vários dos atletas atuais da equipe francesa, mas chegou para somar bastante ao time.
 

Bicampeã de forma consecutiva?


Ser campeã da Copa do Mundo já é uma tarefa árdua, agora ser bicampeã de forma consecutiva é algo bem difícil de acontecer. Em 20 edições da Copa do Mundo, somente duas seleções conseguiram dois títulos consecutivos, sendo bicampeãs.




A primeira foi a Itália, que ganhou a Copa de 1934, em casa, e a de 1838, na França. Vittorio Pozzo foi treinador nas duas ocasiões e até hoje é o único profissional a conquistar dois títulos consecutivos.

A outra seleção é a do Brasil que foi campeã em 1958, na Suécia, e em 1962, no Chile. Agora, em 2022, a seleção francesa tem a chances de ser bicampeã de forma consecutiva, mas o caminho não vai ser nada fácil. Assim como tudo na vida, não é mesmo?

Tags: