Apostas esportivas no futebol. (Foto: Pixabay)

Quem acompanhou o futebol brasileiro na última década deve ter notado uma mudança abrupta nos patrocinadores, onde saíram as empresas do setor de economia, como bancos e fundos de investimentos, e entram as plataformas e sites de apostas.




Atualmente, todos os 20 times da Série A do campeonato brasileiro possuem sites de apostas esportivas como patrocinadores, conforme a lista abaixo:

  1. América-MG - PixBet
  2. Athletico - Betsson
  3. Atlético-GO - Amuleto Bet
  4. Atlético-MG - Betano
  5. Avaí - PixBet
  6. Botafogo - Blaze
  7. Bragantino - NetBet
  8. Ceará - Betcris
  9. Corinthians - galera.bet
  10. Coritiba - Dafabet
  11. Cuiabá - Luck Sports
  12. Flamengo - Pixbet
  13. Fluminense - Betano
  14. Fortaleza - Betcris
  15. Goiás - Pixbet
  16. Internacional - Estrela Bet
  17. Juventude - Pixbet
  18. Palmeiras - Betfair
  19. Santos - Pixbet
  20. São Paulo - Sportsbet.io

No caso específico do Palmeiras, onde a Crefisa segue como patrocinadora exclusiva devido a sua presidente Leila Pereira, que também é dona empresa de crédito pessoal, o patrocínio da Betfair ocorre apenas no futebol feminino, mas também está presente no clube e em outras ações de marketing.

É importante esclarecer que esse interesse dos sites de apostas no investimento no futebol nacional tem o único intuito de atrair mais postadores, dado que a paixão nacional pelo esporte e também pelos jogos de azar é notória.

Para quem deseja se divertir com o entretenimento das apostas esportivas, é importante apenas tomar o cuidado de escolher um site de apostas confiável, e que, preferencialmente, apresente bônus vantajosos para novos jogadores, assim como uma facilidade maior para depositar e sacar.




No entanto, o desdobramento das ações de marketing relacionando a paixão dos brasileiros com o futebol e os sites de apostas vão além dos patrocínios dos clubes, com a criação de embaixadores e parceria com influenciadores ligados diretamente à modalidade.

Esse cuidado por parte das empresas se deve aos novos hábitos de consumo do futebol, onde apenas torcer e assistir aos jogos não basta, é necessário de uma segunda tela na mão para interagir e conferir o que há de novidades sobre o seu time nas redes sociais.

Ou seja, ainda que você tenha uma opinião que possa ser contrária de alguma forma ao investimento dos sites de apostas nos clubes de futebol, essa não é a única abordagem de marketing presente no esporte.




Também é importante ressaltar que esse investimento cria uma relação de proximidade que estimula o apelo popular pelos jogos de azar, ou seja, devido ao patrocínio, as pessoas estão cada vez mais migrando da engessada Loteria Esportiva para as plataformas online.

Nas apostas esportivas de futebol nos sites, o apostador não precisa necessariamente apostar em qual equipe será a vencedora do conforto, como ocorre na Loteria esportiva, onde outros parâmetros também podem ser apontados, como número de cartões, escanteios, primeira equipe a marcar, qual jogador irá fazer o gol, dentre diversas outras possibilidades.

Com base no conhecimento técnico do futebol, e uma capacidade de análise de dados, muitos apostadores têm investido nos sites de apostas de maneira profissional, extraindo lucro de forma recorrente, uma atividade conhecida como trade esportivo.

Porém, seja como entretenimento ou para lucrar, o certo é que a relação entre os times do futebol brasileiro e os sites de apostas esportivas prometem ser cada vez mais estreita e duradoura, assim como com os seus torcedores, que eventualmente se tornam apostadores.