Atlético é o único representante de Minas Gerais na Supercopa Feminina de 2023 (Foto: Bruno Sousa/Atletico-MG)

 
Melhor time mineiro no Campeonato Brasileiro Feminino de 2022, o Atlético conhecerá nesta terça-feira (17) seu primeiro adversário na Supercopa. O sorteio para definição dos grupos será às 15h30, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A competição -  primeira do calendário do futebol feminino de 2023 - tem início marcado para 5 de fevereiro e término no dia 12 do mesmo mês.





O Atlético é o único representante de Minas Gerais na Supercopa. A competição, que conta com oito clubes, limita a participação de apenas um time por estado. Por terem terminado na 11º colocação na Série A1 do Brasileiro de 2022 - uma posição à frente do Cruzeiro, 12º -, as Vingadoras conquistaram a vaga. 
 
Além do Atlético,  Athletico-PR, Ceará, Corinthians, Avaí, Flamengo, Real Brasília e Internacional disputarão a competição. Em 2022, as corinthianas levaram o troféu.
 

Forma de disputa da Supercopa


A Supercopa de 2023 contará com três fases, sendo a primeira com oito times distribuídos em quatro grupos de duas equipes cada. 




Semifinais e final serão disputadas em duelos únicos e eliminatórios. 


Primeira fase: Domingo, 5 de fevereiro


  • 1º clube sorteado x 8º clube sorteado
  • 2º clube sorteado x 7º clube sorteado
  • 3º clube sorteado x 6º clube sorteado
  • 4º clube sorteado x 5º clube sorteado

Segunda fase (semifinal): Quarta-feira, 8 de fevereiro

  • 1º Grupo A x 1º Grupo B
  • 1º Grupo C x 1º Grupo D

Terceira fase (final): Domingo, 12 de fevereiro


  • Vencedor Grupo E x Vencedor Grupo F

A competição conta com oito clubes,  limitados a um por estado, classificados de acordo com os seguintes critérios: os oito mais bem colocados no bloco entre os 12 primeiros da Série A1 e os quatro melhores da A2.