Elenco do América em treinamento no CT Lanna Drumond, nesta quinta-feira (28) (Foto: João Zebral/América)

 
 
A pouco mais de dois meses para o fim do ano de 2021, o América ainda não definiu o futuro de boa parte do seu elenco. Entre os 39 jogadores que compõem a plantel do Coelho, 28 têm contrato com previsão de término para dezembro deste ano (mais de 70%). Veja, na galeria de fotos abaixo, a situação contratual de cada um dos atletas.



 
 

Cabe destacar que três dos 11 atletas que têm vínculo para além de 2021 são goleiros: Airton, Jori e Robson. Entre os outros sete profissionais, estão o zagueiro Zé Vitor, o lateral-direito Eduardo, o volante Zé Ricardo, os meia-atacantes Gustavo e Yan Sasse, e os atacantes Léo Passos e Rodolfo.

O último, inclusive, foi o único jogador com vínculo longevo que iniciou entre os titulares na última partida do América no Campeonato Brasileiro, contra o Santos, na Vila Belmiro, pela 29ª rodada (vitória por 2 a 0). Já o volante Zé Ricardo, que tem contrato até 2022, entrou no segundo tempo após substituir o zagueiro Lucas Kal.

Com tantos atletas vinculados apenas até o fim deste ano, o Coelho corre o risco de perder ativos importantes. É o caso do atacante Ademir, que assinou pré-contrato com o rival Atlético. O América, que detém os direitos econômicos do jogador, não receberá pela transferência.



 

Palavra da direção 

 
Em contato com o Superesportes, o coordenador de futebol Marcus Salum falou sobre o planejamento do plantel para 2022. O dirigente explica que, primeiro, é necessária uma definição sobre o futuro do Coelho na Série A do Campeonato Brasileiro para, posteriormente, definir orçamento e prioridades.

"Logicamente, a permanência é fundamental para você ter um orçamento definido para o ano que vem, que competição vai disputar, se vai ter competição sul-americana. Isso pesa na decisão das contratações. Logicamente, as renovações dos jogadores não serão tão fáceis. Os patamares vão aumentar. Mas o que a gente tem que levar em conta é que o objetivo do América é estabilizar na Primeira Divisão. É um objetivo que ainda não alcançamos e estamos buscando. A partir daí, o planejamento será feito", projetou.