Índio Ramírez, de 24 anos, é o novo reforço do América para a Libertadores (Foto: Divulgação/América)

 
Índio Ramírez é o novo reforço do América. A contratação do meia-atacante de 24 anos foi oficializada pelo clube nesta sexta-feira (7). O colombiano chega através de empréstimo do Atlético Nacional-COL, que cedeu o atleta até dezembro de 2022.



 
 
Juan Pablo Ramírez Velásquez atuava no Bahia desde 2020 e acumula passagens por diversos outros clubes da Colômbia, como Leones FC, Atlético Bucaramanga e Deportivo Pasto. Em 2021 ele participou da campanha que deu ao Tricolor de Aço o seu quarto título da Copa do Nordeste.

No último Brasileirão, devido à lesões, pouco atuou, entrando em apenas quatro jogos na campanha que culminou no rebaixamento dos baianos à Série B. Não contribuiu com gol ou assistência. 
 

 

Índio é o quarto reforço do América para essa temporada. O Coelho contratou os zagueiros Germán Conti (ex-Bahia) e Éder Ferreira (ex-Atlético Goianiense) e o atacante Everaldo (ex-Sport). Além dessas quatro chegadas, o clube oficializou a contratação em definitivo do defensor Lucas Kal, que já defendia o Alviverde desde o ano passado




 

Principais dados sobre o jogador


Nome completo: Juan Pablo Ramírez Velásquez
Data de nascimento: 23/11/1997
Local de nascimento: Rionegro (Antioquia), Colômbia
Altura: 1,82 m
Clubes: Leones-COL (até 2015; 2018), Atlético Nacional-COL (2015 a 2019), Deportivo Pasto-COL (2017), Atlético Bucaramanga-COL (2017 e 2020), Bahia-BA (2020 a 2021).
Principais títulos: Copa Libertadores (2016), Recopa Sul-Americana (2017), Copa do Nordeste (2021) e Copa Colômbia (2016 e 2018). 

Reformulações


O América já acertou a renovação de jogadores importantes. Até o momento, tiveram vínculos estendidos o goleiro Matheus Cavichioli, o lateral-esquerdo Marlon, o lateral-direito Patric, o volante Juninho e os atacantes Felipe Azevedo e Berrío.
 
 

Em contrapartida, o Coelho já confirmou as saídas dos laterais-direito Diego Ferreira e Thalys, dos zagueiros Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Anderson, dos laterais-esquerdos Alan Ruschel e Lucas Luan, do volante Ramon e Sabino, dos meia-atacantes Marcelo Toscano, Geovane, Bruno Nazário e Isaque, e dos atacantes Ribamar, Chrigor, Luiz Fernando, Vitão e Ademir.