Gol marcado por Alê selou a vitória do América por 2 a 0 sobre o Cruzeiro (Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)


Com a vitória por 2 a 0 nesta quarta-feira (2), no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, o América ampliou a invencibilidade que ostenta sobre o Cruzeiro no Campeonato Mineiro. Os gols de Patric e Alê, em clássico repleto de polêmicas pela 3ª rodada, ajudaram a aumentar uma marca que já dura quase três anos.



 
Dazn
 

O Cruzeiro derrotou o América pela última vez no Estadual em abril de 2019. Pela partida de volta da semifinal, a equipe celeste venceu a alviverde por 3 a 0, com gols de Léo, Fred e Rafinha - totalizando 6 a 2 no placar agregado do confronto.

Fora do Mineiro, a última vez que a Raposa derrotou o Coelho ocorreu em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2020. Com gols de Rafael Sobis e Manoel, o Cruzeiro saiu vitorioso do Independência por 2 a 1. Anderson descontou para o América.

Neste período, no entanto, o Alviverde somou quatro vitórias e um empate contra a Raposa no Estadual. O primeiro jogo da sequência ocorreu pelo Mineiro de 2020, quando as equipes empataram em 1 a 1 pela primeira fase. O atacante Ademir, atualmente no Atlético, abriu o placar para o América, e Maurício, hoje meia do Internacional, fez para o Cruzeiro.



 
 

Já em 2021, os clubes se enfrentaram tanto na fase inicial como na final do Estadual. Pela 5ª rodada, o Coelho venceu a Raposa por 1 a 0, no Independência. O gol que deu a vitória para a equipe alviverde foi marcado por Joseph - zagueiro que seria contratado pelo time celeste posteriormente.

Com o América classificado em 2º lugar e o Cruzeiro em 3º, os clubes se enfrentaram na semifinal do Mineiro. Na partida de ida, no Mineirão, o Coelho saiu vitorioso por 2 a 1 com gols de Ademir e Alê. Rafael Sobis marcou para a Raposa.
 
Dazn
 

Já no confronto de volta, o América garantiu vaga na final do campeonato ao vencer o clássico por 3 a 1, no Independência. Rodolfo, duas vezes, e Ramon marcaram para os donos da casa. Matheus Barbosa diminuiu para a equipe celeste. No placar agregado, o time alviverde venceu por 5 a 2.




Os resultados são sintomáticos de uma nova realidade no futebol mineiro. Enquanto o Cruzeiro luta pela reconstrução e o retorno à elite do Brasil, o América se consolida na Série A e disputará, pela primeira vez na história, a Copa Libertadores. Os placares recentes nos clássicos entre os times têm sido prova da crescente força do Coelho, que se impõe cada vez mais nos duelos diante da Raposa.