'El Turco' falou pela primeira vez como treinador do Galo (Foto: Reprodução/TV Galo)

O Atlético oficializou, na tarde desta quinta-feira, a contratação de Antonio Mohamed como novo treinador. 'El Turco' assinou contrato com o Alvinegro até o fim deste ano, com opção de renovação por mais uma temporada. O argentino de 51 anos se mostrou muito feliz pelo acordo com o clube mineiro.




Durante live da TV Galo, 'El Turco' agradeceu a confiança da diretoria alvinegra em seu trabalho e afirmou que vai trabalhar com muita garra para levar o Atlético a novas taças neste ano.

"Estou muito feliz e muito contente por assumir um grande clube, o Galo. Quero agradecer a toda a direção, em especial o presidente, por confiar em nós. Estou muito animado e digo à massa que pode esperar de nós muito esforço, muita garra e muita dedicação para continuar ganhando títulos. Estamos muito felizes e aguardamos domingo para chegarmos a Belo Horizonte e poder estar com toda a massa atleticana. Vou me esforçar para falar um bom português. Prometo que vou aprender em pouco tempo. Estou contente e agradecido pela oportunidade", disse. 

Dazn




Quem é Antonio Mohamed?


De perfil explosivo e bastante participativo, Mohamed tem uma vasta carreira, iniciada no começo do século. Alternou entre Argentina, onde nasceu, e o México, onde fez carreira como jogador. Também teve rápida passagem pelo Celta de Vigo, da Espanha. O último clube que dirigiu foi o Monterrey.




Ao longo da carreira, conquistou a Copa Argentina, a Taça do México, a Liga Mexicana e chegou ao ápice em 2015, quando venceu a Liga dos Campeões da Concacaf, em seu primeiro trabalho à frente do Monterrey. Em 2019, levou o time ao terceiro lugar do Mundial de Clubes, vencido pelo Liverpool sobre o Flamengo.

No currículo, o argentino tem clubes como Huracán, Colón, Independiente, América-MEX e Tijuana-MEX - com o qual foi eliminado de forma dramática para o Atlético nas quartas de final da Copa Libertadores de 2013, em jogo marcado pelo pênalti defendido por Victor no fim, em cobrança de Riascos.



Procura pelo novo treinador


A saída de Cuca, campeão mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, foi anunciada pelo clube em 28 de dezembro do ano passado - dia seguinte à reunião em que o treinador avisou à diretoria alvinegra que deixaria o cargo.




A partir daí, o Atlético foi ao mercado e teve diferentes alvos. O primeiro foi o português Jorge Jesus, ex-Flamengo, que acabara de deixar o Benfica. O Mister não topou voltar ao Brasil.

Em seguida, o Galo foi atrás do também português Carlos Carvalhal. O novo 'não' veio, em especial, por dois motivos: a dificuldade de convencer o treinador e a multa exigida pelo Braga, clube que o emprega, para liberá-lo.

Com as negativas dos europeus, o Atlético apostou numa investida num sul-americano: o argentino Eduardo Berizzo, demitido da Seleção Paraguaia. Após reuniões com o estafe do treinador, a diretoria alvinegra ouviu outro 'não'.




Foi quando surgiu o nome do também argentino Antonio Mohamed. Ele o português Luís Castro, empregado pelo Al Duhail, do Catar, passaram a ser os alvos. A cúpula corria contra o tempo para anunciar um técnico antes da pré-temporada, que começa na próxima segunda-feira.

As negociações com o 'Turco' avançaram rapidamente e chegaram a um desfecho positivo nessa quarta-feira, como publicou o Superesportes. Enfim, a diretoria alvinegra ouviu o tão aguardado 'sim'.