Sérgio Coelho prepara documentação para tentar tri do Brasileiro para o Atlético (Foto: Divulgação/Atlético)

 
O Atlético começou a montar um dossiê para tentar o reconhecimento do título da Copa dos Campeões, conquistada em 1937, como Campeonato Brasileiro. O clube mineiro está na fase de coleta de ‘provas’ antes de encaminhar toda a documentação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas sem um prazo definido para tal.



 
De acordo com o presidente Sérgio Coelho, o Galo já prepara a documentação necessária. Ele também afirmou que é direito do clube fazer o pedido do reconhecimento do título.
 
“Esse campeonato é legítimo, tenho estudado os materiais da época, com jornais e etc, e tudo é muito claro e comprova que fomos os campeões brasileiros. Desde o dia em que assumi, não fizemos ofício para a CBF reconhecer o título, porque trabalhamos com critério. Estamos fazendo um dossiê e não precisamos ter pressa”, disse Sérgio à Rádio Itatiaia antes do clássico com o América.
 
“Quando tivemos tudo documentado, vamos levá-lo, eu vou até pessoalmente à CBF. Não há nada ainda. É direito do Atlético e vamos pedir, mas só depois que o dossiê estiver pronto é que vamos pedir para que o Atlético seja declarado o campeão brasileiro de 1937”, completou.



 
Nessa sexta-feira (11), a torcida atleticana movimentou as redes sociais especulando que o tão aguardado tricampeonato brasileiro do Atlético tinha sido reconhecido pela entidade máxima do futebol. 
 
A euforia começou após o jornalista Brenno Beretta anunciar que o Alvinegro teria recebido uma resposta positiva da CBF quanto ao envio dos documentos. Porém, essa informação foi desmentida pelo presidente Sérgio Coelho.  
 
A conquista em questão foi eternizada no hino do Galo. "Nós somos o Campeão dos Campeões" é um dos trechos da música composta por Vicente Motta em 1969. 



 

Campeonato Brasileiro

 
O feito que será reivindicado pelo Atlético se refere à Copa dos Campeões de 1937. A competição daquele ano foi organizada pela extinta Federação Brasileira de Futeball (FBF) e reuniu os campeões dos torneios municipais e estaduais de 1936. Além do Galo, outros cinco clubes participaram da disputa: Fluminense, Rio Branco-ES, Portuguesa-SP, Aliança-RJ e a convidada Liga da Marinha-DF.
 
Depois do Campeonato dos Campeões do Brasil, outra disputa entre times interestaduais só veio com a criação da Taça Brasil. Disputada de 1959 a 1968, e com molde semelhante às primeiras Copas do Brasil, a Taça Brasil também contava com a participação de um campeão por estado.
 
Posteriormente, em 1967, passou a ser disputado o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão). O certame seguiu até 1970, quando foi substituído pelo primeiro Campeonato Brasileiro em 1971, torneio que teve o Atlético com campeão.