CBF aceita esperar até junho para contratar Ancelotti para a Seleção
Entidade que rege a Seleção Brasileira pode aguardar até o meio de 2023 para fechar a contratação do técnico italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid
Por Gazeta Press
14/12/2022 20:48
- Atualizado em: 14/12/2022 20:59
O italiano Carlo Ancelotti pode ser o novo técnico da Seleção Brasileira a partir de junho (Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP)
Com o fim do ciclo de Tite após a eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, a CBF busca um novo técnico para assumir na próxima temporada. Dentro da entidade, Carlo Ancelotti é o grande favorito para substituir o treinador que ficou seis anos no cargo.
Dez técnicos renomados, livres no mercado, que poderiam assumir a Seleção
Zinedine Zidane (França) - Último trabalho: Real Madrid (2019-2021)
Foto: AFP - JAVIER SORIANO
Arsène Wenger (França) - Último trabalho: Arsenal (1996-2018)
Foto: KARIM JAAFAR - AFP
Mauricio Pochettino (Argentina) - Último trabalho: Paris Saint-Germain (2021-2022)
Foto: KARIM JAAFAR - AFP
Luis Enrique (Espanha) - Último trabalho: Seleção Espanhola (2019-2022)
Foto: JAVIER SORIANO - AFP
Joachim Low (Alemanha) - Último trabalho: Seleção Alemã (2006-2021)
Foto: Raul Mee - AFP
Marcelo Gallardo (Argentina) - Último trabalho: River Plate (2014-2022)
Foto: Andres Larrovere - AFP
Marcelo Bielsa (Argentina) - Último trabalho: Leeds (2018-2022)
Foto: Paul ELLIS - AFP
Rafa Benítez (Espanha) - Último trabalho: Everton (2021-2022)
Foto: GLYN KIRK - AFP
Claudio Ranieri (Itália) - Último trabalho: Watford (2021-2022)
Foto: AFP - MIGUEL MEDINA
André Villas-Boas (Portugal) - Último trabalho: Olympique de Marselha (2019-2021)
Foto: AFP - Christophe SIMON
Segundo apuração da Gazeta Esportiva, ainda não houve propostas, mas a direção da CBF vai intensificar conversas para formalizar uma oferta pelo treinador italiano. A entidade aceita aguardar o final da temporada europeia para contar com o técnico que dirige o Real Madrid.
A proposta formal da CBF só seria concretizada depois das conversas iniciais, caso haja entendimento de que Ancelotti estaria disposto a assumir a Seleção Brasileira.
Caso o treinador italiano aceite a proposta para assumir a partir do fim de junho do próximo ano, algum técnico das categorias de base da seleção brasileira ficaria no cargo de maneira interina. Este nome pode ser o de Ramon Menezes, que hoje comanda o sub-20.
Neste período, o treinador interino dirigiria a seleção principal durante a data Fifa, entre o fim de março e o começo de abril. Os adversários não estão definidos, mas a tendência é de que sejam dois amistosos.
Ainda que Carlo Ancelotti aceite a proposta, a CBF teria que encaminhar a saída do treinador do Real Madrid, já que o italiano tem contrato com o clube espanhol até junho de 2024.
Caso não haja acerto com o Ancelotti, um nome brasileiro é estudado como plano b. Dessa forma, o técnico Fernando Diniz sai na frente na disputa, sendo bem avaliado por jogadores e dirigentes.
Seleção mais próxima dos brasileiros
Dentro da CBF, a expectativa é de que a Seleção Brasileira esteja mais próxima do país a partir do próximo ano. O contrato com a Pitch, empresa que explora os direitos comerciais dos amistosos, se encerra no fim de 2022 e não deve ser renovado.
A CBF, que já se mostrava incomodada com a empresa, quer tentar aproximar a Seleção dos torcedores, marcando mais jogos em território brasileiro. Assim, as partidas amistosas previstas para a data Fifa de março e abril já podem ser disputadas no país.