Em 2021, Cruzeiro chegou à décima rodada com Mozart; em 2020, com Ney Franco (Foto: Montagem com fotos de Bruno Haddad/Cruzeiro)

Ao que tudo indica, o Cruzeiro aprendeu pouco com a experiência que, em teoria, adquiriu com a Série B do Campeonato Brasileiro em 2020. Nesta temporada, nas dez primeiras rodadas, o time celeste tem aproveitamento pior se comparado ao mesmo momento da competição no ano passado. 




Em 2020, o Cruzeiro tinha 46,66% de aproveitamento após dez jogos. Em campo, o time celeste somou 14 pontos (quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas). Como iniciou o torneio com menos seis pontos, em função de uma punição da Fifa, a tabela mostrava apenas oito pontos para os mineiros, que ocupavam a 16ª colocação.

Nesta temporada, o Cruzeiro de Mozart, que disputou duas rodadas sob o comando de Felipe Conceição, somou apenas 10 pontos em 10 partidas disputadas. A equipe celeste ocupa o 13º lugar, com 33% de aproveitamento (duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas). 

Embora ainda muito deficiente em relação aos atuais adversários, o ataque do Cruzeiro em 2021 é melhor do que o de 2020 até aqui. Na temporada passada, a Raposa havia balançado a rede em 11 oportunidades. Já neste ano, foram 13 gols.




A defesa, por outro lado, setor em que hoje o time de Mozart apresenta melhora substancial, é pior em 2021 em relação ao ano passado. Na última temporada, foram 12 gols sofridos até a décima rodada. Já neste ano a Raposa foi vazada 16 vezes na Série B. 

Após o terceiro empate consecutivo na Segunda Divisão, desta vez por 0 a 0 com o Coritiba, no Mineirão, o técnico do Cruzeiro colocou uma meta para o fim do primeiro turno. Mozart deseja que seu time esteja, pelo menos, entre os oito primeiros colocados.

"Estamos abaixo do que queríamos. Eu quero chegar ao final do turno pelo menos entre os oito. É isso que projeto. Jogo a jogo e chegar ao final do turno pelo menos entre os oito. É uma meta palpável para nós e pode ter certeza que vamos atrás dela", projetou.

Dazn


Em mais uma tentativa de voltar ao caminho das vitórias - a última foi diante do Vasco, por 2 a 1, pela 6ª rodada - o Cruzeiro tem pela frente o duelo diante do Botafogo, no sábado, às 16h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.